Quarta, 21 de Outubro de 2026
26°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Saúde Sergipe

Governo do Estado amplia rede de gasodutos e prepara expansão do gás natural em Sergipe

Sergas prevê início da operação na Barra dos Coqueiros, expansão em Lagarto e investimentos em biometano

21/10/2026 às 19h08
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Ascom/Sergas
Foto: Ascom/Sergas

Durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 21, aos jornalistas Marcos Aurélio e Mary Rodrigues, da Rádio 103.FM, o diretor-presidente da Sergas, Alan Lemos, destacou os projetos de expansão da companhia no estado de Sergipe.

Segundo Alan, o Governo, através da Sergas, está ampliando sua infraestrutura de distribuição de gás natural em Sergipe, com projetos voltados à interiorização do serviço, à atração de indústrias e à criação de novas oportunidades de negócios.

Entre as iniciativas estão a conclusão do gasoduto da Barra dos Coqueiros, a implantação de uma rede estruturante em Lagarto e os estudos para incorporar o biometano à rede estadual.

Atualmente, a companhia possui aproximadamente 347 quilômetros de gasodutos e atende mais de 52 mil usuários. A meta é continuar expandindo a estrutura para levar gás canalizado a novos municípios e ampliar as possibilidades de atendimento aos segmentos residencial, comercial e industrial.

Na Barra dos Coqueiros, a obra do gasoduto está na fase final. Segundo o presidente, a travessia da ponte já foi concluída, e os trabalhos estão concentrados na interligação com a rede local e na realização dos últimos testes. A previsão é que a operação seja inaugurada até o final de 2026.

“O governador Fábio Mitidieri tem priorizado a expansão do gás natural para o interior e nós avançamos para a etapa final da obra e trabalhando para que a operação na Barra dos Coqueiros seja iniciada dentro do cronograma previsto. A chegada do gás canalizado representa mais uma alternativa de abastecimento para moradores, comerciantes e empresas”, afirmou Alan Lemos.

Com a chegada do gás canalizado, condomínios, restaurantes, padarias e pequenas indústrias poderão contar com mais uma alternativa de abastecimento, com potencial para melhorar a competitividade dos estabelecimentos.

Lagarto terá expansão da distribuição

Em Lagarto, a Sergas pretende ampliar o atendimento após a implantação de uma operação de fornecimento de gás natural comprimido (GNC), transportado por caminhões. O sistema tem a indústria Maratá como consumidora-âncora e utiliza uma estação de descompressão para disponibilizar o combustível.

A companhia prevê avançar na implantação de uma rede estruturante no município em 2027. A iniciativa permitirá ampliar o acesso ao gás natural canalizado e criar condições para atender outros consumidores comerciais e industriais.

“Lagarto é estratégico para a interiorização do gás natural em Sergipe. A partir da operação existente, poderemos estruturar uma rede capaz de atender novos consumidores e estimular a instalação de empreendimentos no município”, explicou o diretor-presidente.

Biometano entra no planejamento

Segundo a Companhia, a diversificação das fontes de abastecimento também está entre as prioridades do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A Sergas informou ter realizado um estudo sobre o potencial de produção de biometano em Sergipe e lançado uma chamada pública para receber propostas de fornecedores interessados em ofertar o combustível.

Produzido a partir do biogás obtido de resíduos orgânicos, o biometano pode ser utilizado na rede de distribuição de gás natural, desde que atenda às especificações técnicas e regulatórias exigidas.

Como ainda não há usinas de produção de biometano em operação no estado, a iniciativa também busca estimular a implantação de unidades produtoras em Sergipe, inclusive por meio de parcerias com a iniciativa privada.

A proposta é aproveitar a infraestrutura de distribuição já existente, reduzindo a necessidade de construir uma rede separada para o combustível renovável. A companhia também prevê mecanismos de rastreabilidade para identificar a origem renovável do gás fornecido.

“Queremos preparar a Sergas para o futuro, aproveitando a rede que já existe e criando condições para que o biometano produzido em Sergipe possa chegar aos consumidores com segurança, qualidade e rastreabilidade”, destacou Alan Lemos.

O diretor-presidente da Sergas, Alan Lemos / Foto: Ascom/Sergas
O diretor-presidente da Sergas, Alan Lemos / Foto: Ascom/Sergas
Brasília, DF Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 30°

Qui 32°C 21°C
Sex 33°C 20°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 34°C 24°C
Seg 33°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio