O Governo do Estado autorizou, nesta quarta-feira (07), o início da obras de construção de muros de contenção de encosta, drenagem e pavimentação na Rua Bela Vista, conhecida como Morro do Laurito, no bairro Vila Nova, em Santa Teresa. O investimento tem repasse de aproximadamente R$ 435,5 mil do Estado para o Município, por meio do Fundo Cidades -Adaptação às Mudanças Climáticas, gerido pela Secretaria do Governo (SEG).
Ao todo, a obra vai beneficiar 200 pessoas diretamente e aproximadamente 1.000 pessoas, indiretamente, envolvendo construção de dois muros de contenção com uso de manta geotêxtil, concreto e grama em placas. Um muro terá 25 metros e outro, 18,85 metros, totalizando 43,85 metros de extensão. As alturas vão variar entre 3,15 e 5,05 metros.
O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, representou o governador Renato Casagrande e o vice-governador, Ricardo Ferraço, na solenidade. “O Espírito Santo está cercado por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados com arrecadação e populações maiores. No entanto, é o nosso estado que hoje é farol para o Brasil. Para se der uma ideia, São Paulo investe 4% do orçamento em infraestrutura. Nós, no Espírito Santo, investimos 20%. São ações em todos os 78 municípios capixabas”, salientou.
O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, destaca a parceria do Governo do Estado com os municípios, ressaltando que o Morro do Laurito era o último da cidade que ainda precisava de urbanização. “O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço têm feito tudo dentro das possibilidades para atender aos municípios. Essa será uma obra que vai salvar vidas”, afirmou.
Os serviços de drenagem vão totalizar 251 metros de extensão, com uso de tubo corrugado parede dupla de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Bueiro Simples Tubular de Concreto (BSTC), caixa ralo, unidades de poços de visita, entre outros itens. Responsável pela execução da obra, a Prefeitura explica que a água captada será direcionada para o Rio São Pedro. Para a pavimentação da rua, ela prevê a remoção e o reassentamento de paralelepípedos.
Proteção à vida
A área onde a obra será realizada possui 50 famílias e aproximadamente 200 moradores. E segundo a CPRM (Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil) é classificada com risco alto (R3). A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, ressalta a importância do investimento do Governo, “que vai proteger a vida e os bens patrimoniais das pessoas que residem e circulam pela área”.
O valor global de investimentos com recursos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas somente em Santa Teresa é de R$ 10.124.262,29.
>
Mín. 17° Máx. 30°