O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, instituição de Ensino Médio em Tempo Integral localizada em Aracaju, realizará nos dias 10 e 12 de maio, no auditório da unidade escolar, o encerramento da sétima edição do Atheneu ONU, que se destaca como a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas de toda a América Latina. O evento, que já se consolidou como uma referência em debates de temas globais e nacionais, reunirá representantes do Poder Público e autoridades políticas para discutir questões atuais, como o papel da ONU no combate à pobreza e desigualdade social.
No dia 10, os alunos participarão de um debate com o tema central ‘Mudanças climáticas e seus impactos globais’, retratando seus diversos segmentos, como educação, ciência, cultura e saúde. Durante a simulação, eles assumirão o papel de chefes de Estado, utilizando seu espaço para reivindicar uma educação emancipadora, de qualidade e igualitária, além de expressar preocupação com as crises climáticas e humanitárias globais. Países como Brasil, China, EUA e Índia serão representados pelos alunos, que mergulharão nos campos da diplomacia, ciência política, política internacional e direito.
Na segunda-feira, 12, a cerimônia de encerramento contará com a participação dos delegados presentes no último debate, e a apresentação da resolução de cada comitê para o tema pautado.
“A gente vai mostrar para todo mundo como os estudantes do Atheneu têm uma capacidade latente e em constante evolução de debate, análise crítica e argumentação”, diz um dos componentes do grupo, Lucas Bernnard.
Para a diretora da unidade, Liliane Aragão, o grupo de simulações é de grande relevância para o futuro dos estudantes. “O Atheneu ONU vem para revolucionar o estudante. Ele traz o protagonismo como alvo principal e faz com que todos os alunos se mobilizem e entendam o que acontece dentro e fora do país, e isso transforma a vida dos nossos estudantes”, comenta Liliane.
Atheneu ONU
O Atheneu ONU propõe uma metodologia ativa que estimula os alunos a debaterem questões globais, combatendo assim a desinformação. Destacando-se pela sua aplicabilidade metodológica e integração com as aulas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o grupo de simulações proporciona uma oportunidade única para os alunos debaterem e encontrarem soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela ONU e pelo mundo contemporâneo.
A organização e condução do evento são construídas pelos próprios alunos, que ressaltam o princípio do protagonismo, essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a vida.
A simulação é mais do que um evento; é uma jornada de aprendizado contínuo que está alinhada com os quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), moldando indivíduos prontos para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.
Mín. 17° Máx. 30°