Quinta, 08 de Maio de 2025
25°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Sergipe

Cerimônia de Encerramento do Atheneu ONU 2025 será realizada nos dias 10 e 12 de maio

Atheneu ONU destaca-se por ser a maior simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas no América Latina

08/05/2025 às 15h23
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Cerimônia de Encerramento do Atheneu ONU 2025 será realizada nos dias 10 e 12 de maio // Fotos: Maria Odília
Cerimônia de Encerramento do Atheneu ONU 2025 será realizada nos dias 10 e 12 de maio // Fotos: Maria Odília

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, instituição de Ensino Médio em Tempo Integral localizada em Aracaju, realizará nos dias 10 e 12 de maio, no auditório da unidade escolar, o encerramento da sétima edição do Atheneu ONU, que se destaca como a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas de toda a América Latina. O evento, que já se consolidou como uma referência em debates de temas globais e nacionais, reunirá representantes do Poder Público e autoridades políticas para discutir questões atuais, como o papel da ONU no combate à pobreza e desigualdade social.

No dia 10, os alunos participarão de um debate com o tema central ‘Mudanças climáticas e seus impactos globais’, retratando seus diversos segmentos, como educação, ciência, cultura e saúde. Durante a simulação, eles assumirão o papel de chefes de Estado, utilizando seu espaço para reivindicar uma educação emancipadora, de qualidade e igualitária, além de expressar preocupação com as crises climáticas e humanitárias globais. Países como Brasil, China, EUA e Índia serão representados pelos alunos, que mergulharão nos campos da diplomacia, ciência política, política internacional e direito.

Na segunda-feira, 12, a cerimônia de encerramento contará com a participação dos delegados presentes no último debate, e a apresentação da resolução de cada comitê para o tema pautado.

“A gente vai mostrar para todo mundo como os estudantes do Atheneu têm uma capacidade latente e em constante evolução de debate, análise crítica e argumentação”, diz um dos componentes do grupo, Lucas Bernnard.

Para a diretora da unidade, Liliane Aragão, o grupo de simulações é de grande relevância para o futuro dos estudantes. “O Atheneu ONU vem para revolucionar o estudante. Ele traz o protagonismo como alvo principal e faz com que todos os alunos se mobilizem e entendam o que acontece dentro e fora do país, e isso transforma a vida dos nossos estudantes”, comenta Liliane.

Atheneu ONU

O Atheneu ONU propõe uma metodologia ativa que estimula os alunos a debaterem questões globais, combatendo assim a desinformação. Destacando-se pela sua aplicabilidade metodológica e integração com as aulas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o grupo de simulações proporciona uma oportunidade única para os alunos debaterem e encontrarem soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela ONU e pelo mundo contemporâneo.

A organização e condução do evento são construídas pelos próprios alunos, que ressaltam o princípio do protagonismo, essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a vida.

A simulação é mais do que um evento; é uma jornada de aprendizado contínuo que está alinhada com os quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), moldando indivíduos prontos para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.

Brasília, DF Atualizado às 18h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 30°

Sex 27°C 17°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 28°C 20°C
Seg 27°C 18°C
Ter 26°C 17°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio