A oferta de serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) como consultas, exames e testes rápidos durante a ação itinerante ‘Sergipe é aqui’, tem sido crucial para a prevenção e detecção precoce de várias doenças. Em sua 48ª edição, realizada nesta sexta-feira, 16, no município de Rosário do Catete, os moradores tiveram o acesso facilitado a vários serviços da gestão estadual.
Entre os mais procurados pela população, estiveram os testes rápidos por meio da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, onde é possível diagnosticar HIV, sífilis, como também as hepatites virais B e C. Os exames são realizados de maneira prática e o resultado é fornecido em até 30 minutos, além das orientações para a prevenção das ISTs, consideradas muitas vezes silenciosas que podem gerar danos à saúde.
A dona de casa Cristiane Silva de Oliveira, 34 anos, aproveitou a facilidade do serviço para fazer o seu teste rápido. “Sei da importância que é cuidar da saúde, principalmente quando falamos em doenças sexualmente transmissíveis. Não se trata apenas de me proteger, como também o meu parceiro. É o tipo de serviço que gostamos por ser rápido, fácil e de qualidade”, contou Cristiane.
Cirurgias eletivas
Em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’, o programa Opera Sergipe esteve presente. Em Rosário do Catete, o Hospital Cirurgia, prestador credenciado, realizou a triagem dos pacientes para o acesso aos procedimentos de média e alta complexidade como mama, bariátrica e cirurgias urológicas.
Ao todo, o rol do programa contempla 34 procedimentos. Na ocasião, são realizadas consultas com cirurgião geral e agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado.
O autônomo Claudionor dos Santos foi um dos pacientes que passaram pela triagem. Ele tem 58 anos e sofre com o sobrepeso. Assim que soube da ação itinerante, separou suas documentações para dar entrada em sua cirurgia bariátrica pelo Opera Sergipe. “Há alguns anos estou acima do peso, o que vem impactando principalmente simples rotina como amarrar um simples sapato. Além disso, sofro com pressão alta, então acredito que a realização do procedimento vai melhorar bastante a minha qualidade de vida”, relatou.
CER IV
O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) realizou a distribuição da Cartilha do Usuário e orientando a população sobre os serviços realizados na unidade. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri realizou a entrega de três cadeiras de rodas e dois kits de bolsa de colostomia para pacientes assistidos pela unidade. Ao todo, o Governo do Estado já entregou cerca de 2.800 cadeiras de rodas.
Outros serviços
A população do município de Rosário do Catete contou também com consultas e exames preventivos pelas unidades móveis de saúde do homem e da mulher. Já o programa ‘Sorrir Sergipe’ realizou avaliações odontológicas com o objetivo de detectar precocemente o câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca.
Além disso, o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou exames para detecção de dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose. Por fim, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) orientou sobre a importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea.
Mín. 13° Máx. 22°