O município de Rosário do Catete, conhecido por sua agricultura e pela forte influência da monocultura da cana-de-açúcar, recebeu, nesta sexta-feira, 16, os serviços e atendimentos ofertados pelo Governo do Estado na 48ª edição do ‘Sergipe é aqui’, programa coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc). A cidade foi escolhida para se tornar, simbolicamente, a capital de Sergipe por um dia. O principal objetivo do programa é aproximar a administração estadual da população, por meio de atendimentos e escuta humanizada, sendo que já chegou a mais da metade dos municípios sergipanos.
Durante todo o dia, a caravana do ’Sergipe é aqui’ esteve concentrada no entorno do Centro de Excelência Leandro Maciel e na sede da prefeitura local. Os moradores de Rosário e regiões vizinhas tiveram acesso a mais de 160 serviços e ações, prestados por mais de 20 secretarias e órgãos parceiros do Estado. Entre os serviços ofertados estavam a renovação da CNH, exames médicos e odontológicos, palestras para crianças, vacinação, emissão de documentos como o RG, orientações jurídicas, cadastro em programas do governo, recadastramento da tarifa rural, além de orientações e negociação de débitos.
Uma das presentes na ação foi Edite dos Santos, 37 anos, moradora de Rosário do Catete, que estava com seu RG prestes a vencer e aproveitou a passagem da caravana para resolver a pendência. “Vi pelo Instagram que daria para renovar a minha identidade e que seria mais fácil aqui e, realmente, foi. Consegui ser atendida assim que cheguei e foi bastante rápido”, destaca.
Outra moradora que se dirigiu ao local foi Mariana Silva, 26 anos, que procurou setor de documentação para cadastrar sua filha, Vitória, na Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento que dá prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, além de garantir direitos como vagas em escolas, consultas médicas e atendimentos especializados. “Não conhecia esse benefício, mas, quando, cheguei no Sergipe é aqui, me explicaram direitinho. Aproveitei para fazer logo o cadastro da minha filha, que vai nos ajudar muito. Foi tudo muito rápido e fácil”, conta.
Na Carreta do Homem, Ronaldo Santana, de 50 anos, realizou seus exames e, ainda pela manhã, pôde retornar ao clínico geral para avaliação. “Além de renovar minha identidade cedinho, consegui fazer alguns exames que eu estava precisando. Agora, só estou esperando o médico ver os resultados para saber se preciso de algum encaminhamento”, afirma.
Já na Carreta da Mulher, Maria Lindinalva, 55 anos, ouviu pelo carro de som que a edição do Sergipe é aqui aconteceria em Rosário e foi cedo para ser atendida pelo clínico. “Vim fazer o exame de lâmina e está tudo bem, pelo que me falaram. Agora, é só esperar para ser atendida lá no postinho, onde me encaminharam. Saindo daqui, vou fazer minhas unhas. Gostei muito dos serviços”, completa.
A cada edição, a caravana itinerante continua reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com a descentralização dos serviços públicos e com a boa relação entre o Estado e os sergipanos, especialmente aqueles que vivem longe da capital.
Mín. 13° Máx. 22°