A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) esteve mais uma vez presente no ‘Sergipe é aqui’, que desta vez desembarcou no município de Rosário do Catete, leste sergipano. Por meio de suas unidades vinculadas, a Secretaria disponibilizou nesta sexta-feira, 16, informações e atendimentos focados em tecnologia, inovação e pesquisa científica.
O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) levou protótipos e divulgou temas como inteligência artificial e internet das coisas. “Trouxemos alguns projetos como a prótese para crianças. Trouxemos também projetos de robótica e 3D, como o carrinho de controle remoto e o protótipo de irrigação, que é totalmente automático. Ele detecta se a terra está seca e joga água nela. E quando ele detecta que a terra já está úmida, ele para e faz esse movimento sempre quando a terra secar”, descreve Rivaldo Júnior, funcionário do SergipeTec.
O morador Anberson Luiz Santos, que visitou o estande, destaca o que viu de mais interessante por lá. “O que mais me chamou a atenção foi a mão em 3D, porque pode ajudar na readequação e na qualidade de vida das crianças. É muito importante quando esses eventos chegam à nossa cidade. É uma grande estrutura que o governo nos oferece, com muitos atrativos. E isso é apresentado para a população, podendo até despertar uma nova profissão. A criança vê como se faz e isso traz um estalo”, considera.
Rivaldo Júnior concorda. “É muito importante um programa assim, principalmente no interior. Por ser mais afastado da capital, às vezes as informações demoram um pouco para chegar. Já morei no interior e conheci a robótica a partir de eventos assim e criei a curiosidade para trabalhar com isso. É necessário aproximar crianças e adolescentes da tecnologia, e despertar neles o interesse de trabalhar e estudar nessa área”, completa.
Além do SergipeTec, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) também esteve presente na programação, promovendo análises laboratoriais e informativos metrológicos. “Estamos dando destaque à verificação das balanças comerciais, porque recebemos várias reclamações e denúncias sobre pesagens erradas. Trazemos este alerta para o público e para quem vai adquirir uma balança para o seu comércio. Mostramos o que deve ser olhado em uma balança, o que ela deve conter, e frisamos que ela precisa do selo do Inmetro e do lacre. Caso não haja esses itens indispensáveis, pode ligar para o ITPS e fazer uma denúncia, que a gente vai até o local e verifica”, resume Elba Brandão, gerente de metrologia do ITPS.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) foi mais uma entre as vinculadas que marcaram presença no ‘Sergipe é aqui’. A equipe do órgão distribuiu material informativo sobre as potencialidades do estado e oportunidades de investimento, além de prestar informações sobre benefícios fiscais, locacionais e estruturais.
Mín. 13° Máx. 22°