Com o objetivo de promover melhorias na legislação e em políticas públicas voltadas à tecnologia e inovação, foi instalada nesta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) . A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio do diálogo entre o setor público, privado e a sociedade civil.
A frente é coordenada pelo deputado Chico Guarnieri (PRD), autor da proposta, e conta com a participação dos parlamentares Beto Dois a Um (União), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL), Fábio Tardin (PSB) e Júlio Campos (União).
Representantes dos setores de indústria, ciência, tecnologia, agronegócio e educação apresentaram informações atualizadas sobre os avanços tecnológicos em Mato Grosso. Os especialistas reforçaram a necessidade de transformar o estado, já líder em produção agrícola, também em referência em tecnologia de ponta.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, destacou investimentos do governo estadual para fomentar a inovação em diversos setores. Entre as ações, está a criação de um núcleo de inovação e empreendedorismo digital em Cuiabá e projetos voltados à conversão de motores a diesel para etanol. “Tudo isso integra um ecossistema de inovação, onde os centros de pesquisa atuam para resolver problemas reais da sociedade”, afirmou.
Kardec parabenizou o deputado Guarnieri pela iniciativa e destacou a visita do parlamentar ao Parque Tecnológico de Várzea Grande, que será inaugurado em breve e representa, segundo o secretário, uma “virada de chave” para o estado.
Guarnieri, que também preside a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia, explicou que a FPTI foi criada para debater o papel da tecnologia em diversas áreas e propor melhorias legislativas. “A inovação está presente em setores como segurança, agricultura, comunicação e produção. As mudanças tecnológicas ocorrem de forma rápida e impactam diretamente o cotidiano da população”, afirmou.
Durante o encontro, a professora Ivana Aparecida Ferrer Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou a importância da sustentabilidade e da preservação dos biomas locais. Ela defendeu a valorização do patrimônio natural e do conhecimento tradicional das comunidades como base para soluções inovadoras, sustentáveis e alinhadas às necessidades da população. “
A natureza deve ser considerada como uma ‘quinta hélice’ da inovação. A UFMT se compromete a contribuir com seu capital intelectual para promover uma inovação sustentável voltada às necessidades reais da população”, garantiu.
Lays Batista Fitaroni, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MT), entidade ligada ao Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), reforçou o compromisso da indústria com a inovação. “Nosso objetivo é capacitar pessoas e manter os talentos dentro do estado, proporcionando um ambiente atrativo para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
A representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que também faz parte do Sistema FIEMT, Lays Batista Fitaroni, declarou que o sistema está à disposição da Frente Parlamentar e que o objetivo é capacitar cada vez mais pessoas voltadas para a inovação e manter os talentos dentro do Estado. “Nosso objetivo é capacitar pessoas e manter os talentos dentro do estado, proporcionando um ambiente atrativo para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
Mín. 13° Máx. 22°