O Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), se reuniu nessa quarta-feira, 14, com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para tratar sobre cooperações técnicas com foco em aprimorar o trabalho do Governo de Sergipe nas áreas de estudos, pesquisas, infraestrutura de dados e atualização de limites municipais.
O encontro aconteceu na sede do IBGE no Rio de Janeiro, entre o secretário da Seplan, Julio Filgueira, a presidente em exercício do instituto, Flávia Vinhaes, o assessor do IBGE, Denis Gimenez e o diretor-adjunto de Pesquisas, Vladimir Miranda.
Ao todo, a Seplan pretende firmar três cooperações técnicas com o instituto, sendo a primeira delas, através do Observatório de Sergipe, para aprimorar e fortalecer os estudos estaduais de aferição do Produto Interno Bruto (PIB) Estadual, uma ação estratégica que atualmente acontece em cooperação com a Universidade Federal de Sergipe.
Base de dados
Também por meio do Observatório de Sergipe, a Seplan pretende avançar, junto ao IBGE, implementação da Infraestrutura Sergipana de Dados Espaciais (ISDE), um projeto que permitirá ao Estado ter uma base de dados e informações comuns às Secretarias e órgãos, facilitando o planejamento e a implantação das políticas públicas.
A construção da ISDE foi iniciada em 2024 com a realização de capacitações com consultores da área, que buscaram identificar as necessidades dos órgãos na área de Geotecnologia e Gestão de Dados e promover um nivelamento de conhecimento acerca dos dados.
Já por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana (SDR), a parceria entre Seplan e IBGE trará como objetivo aprimorar e fortalecer o trabalho de definição dos limites municipais, com foco em acelerar os trabalhos realizados pelas duas instituições junto aos municípios e a Alese.
“Esta agenda com o IBGE é fundamental para que o Governo do Estado, por meio da Seplan, possa avançar em temas importantes na área de estudos e desenvolvimento regional. As parcerias que queremos firmar, através do Observatório de Sergipe, vão fortalecer pautas estratégicas, como a implantação da ISDE, por exemplo, e a cooperação técnica para o aprimoramento do trabalho de georreferenciamento vai contribuir com o projeto de atualização de limites, que vem promovendo mais justiça social aos municípios sergipanos”, destacou o secretário.
Conseplan
Além das pautas relacionadas ao Governo do Estado, o secretário Julio Filgueira levou ao IBGE também pautas relativas ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), enquanto diretor da Regional Nordeste do conselho, no âmbito do fortalecimento dos estudos do PIB nos estados, além de aferição dos índices de preços e o compartilhamento de dados na busca do fortalecimento dos estudos e pesquisas e das políticas públicas, por meio da criação de um grupo técnico de trabalho.
Mín. 15° Máx. 24°