Os alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Excelência Governador Augusto Franco (CEGAF), em Aracaju, apresentaram para toda a comunidade escolar, na última sexta-feira, 9, os resultados do Projeto de Mapeamento de Risco, desenvolvido por eles ao longo dos últimos meses. Orientados pelo professor Silvio Leonardo Valença, os alunos envolvidos realizaram o levantamento, análise e representação gráfica dos riscos existentes no ambiente escolar, buscando facilitar a compreensão das comunidades interna e externa na instituição.
“O Mapa de Riscos é uma ferramenta fundamental. Representa uma das formas mais simples e eficazes de avaliação qualitativa dos riscos nos locais de trabalho e, neste caso, na própria escola. Por meio dele é possível visualizar de maneira clara os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes que podem comprometer a saúde e integridade de todos que frequentam o ambiente escolar”, destacou o professor Silvio Leonardo Valença.
O projeto, que envolveu levantamento, análise e representação gráfica dos riscos existentes nos diversos ambientes da unidade escolar, teve como ponto alto a socialização dos estudos, por meio de exposições visuais e explicações técnicas feitas pelos próprios estudantes. Além de seu caráter educativo, o projeto tem aplicação prática imediata, pois serve como instrumento preliminar de levantamento de riscos. Com base nos dados apresentados, o CEGAF poderá adotar medidas corretivas e preventivas mais eficazes, além de fortalecer a cultura da segurança no ambiente escolar.
A fim de facilitar a compreensão da comunidade escolar e dos visitantes, a linguagem visual utilizada pelos alunos foram círculos coloridos e de diferentes tamanhos para a representação gráfica dos riscos, conforme a metodologia indicada pelas normas técnicas de Segurança do Trabalho. No momento da apresentação, professores, funcionários e alunos de outros cursos estiveram presentes para analisar a integração e sensibilização sobre a segurança no ambiente escolar.
A iniciativa integra o compromisso da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe em promover uma educação de qualidade, comprometida com a formação cidadã e a valorização da vida. “Projetos como esse revelam o protagonismo estudantil e a importância do ensino técnico profissionalizante na construção de soluções reais para os desafios do cotidiano escolar e social”, pontuou a diretora do Centro de Excelência, professora Amanda Aquino, que acompanhou a apresentação.
Diante de ações como essa, o Centro de Excelência Augusto Franco se consolida como referência na formação técnica e na promoção de uma escola mais segura, consciente e acolhedora para todos.
Mín. 15° Máx. 27°