O Centro de Excelência de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado em Aracaju, realizou, nesta sexta-feira, 9, a 2ª edição da Feira das Profissões. O evento, desenvolvido a partir de discussões na disciplina de Projeto de Vida, proporciona aos alunos a oportunidade de apresentar cursos que os interessam.
A exposição contou com a participação de diversas áreas de atuação, envolvendo cursos como Enfermagem, Medicina, Educação Física, Engenharia civil, entre outros. Para a professora da disciplina de Projeto de Vida, Karla de Souza Menezes, a realização da feira ajuda a desenvolver o sonho dos alunos para o futuro.
“Muitos alunos chegam aqui na escola sem ter sonhos para o próprio futuro. Eles trazem muito a questão da continuidade, da continuação do que o pai é, do que a mãe é. Então a gente trabalha muito o sonho deles, o que eles realmente gostariam de fazer”, diz a professora.
Aluno do 2º ano, José Alves, que deseja fazer um curso técnico de Enfermagem, comenta que a realização do evento contribui com seu interesse em seguir na área. “Eu tenho interesse em ser médico legista e acho muito legal a escola se dedicar a apresentar cursos para a gente participar”, compartilha.
Cauã Xavier de Souza, aluno do 1º ano, participou da apresentação do curso de música e explicou o seu surgimento. “A música começou com o corpo humano como instrumento musical, em que as pessoas usavam palmas e batidas no peito, por exemplo. Ela foi se popularizando mais na época de Beethoven e outros artistas clássicos, e ficou mais conhecida ainda nos anos de 1900, com artistas como Ray Charles e Elvis Presley”, detalha Cauã.
Além das apresentações feitas pelos alunos, o evento teve, também, a participação de órgãos municipais e estaduais, como a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). As equipes expuseram alguns equipamentos utilizados em seu cotidiano, e compartilharam com os alunos como seus trabalhos são feitos.
“Estamos aqui representando o Corpo de Bombeiros, e trouxemos materiais de salvamento terrestre e combate a incêndio, além de mostrar a atuação do próprio órgão, que é a atuação de defesa civil, de prestar auxílio ao cidadão e fazer os resgates. Apresentamos para eles, também, os projetos sociais que a gente realiza com a comunidade, como o projeto Golfinho, em que fazemos palestras em vários locais, como escolas e associações, para mostrar os perigos e a parte de prevenção, conversando com eles e orientando como agir em situações de risco”, diz o Sargento Bonfim, do CBMSE.
A diretora da unidade escolar, Deise Nascimento, ressalta a importância de dar continuidade ao evento na escola. “A Feira acontece desde o ano passado, por meio da disciplina Projeto de Vida, que tem a intenção de despertar nos alunos a reflexão do que vai ser depois da escola. Então, a gente começa a partir dessa disciplina e lança para os alunos esse desafio de buscarem informações acerca de profissões que podem estar dentro da vida deles”, frisa.
A equipe escolar do José Figueiredo Barreto preparou uma programação exclusiva para os estudantes durante todo o mês de maio, com atividades focadas no mundo do trabalho e educação profissional. Durante o período, serão realizadas ações como palestras, oficinas e apresentação de cursos.
Mín. 16° Máx. 28°