O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizou na última sexta-feira, 9, no auditório do Centro de Criatividade, a terceira edição do concurso Rei e Rainha do País do Forró. O evento tem como objetivo valorizar a tradição dos quadrilheiros no estado, elegendo os representantes que simbolizarão essa expressão cultural durante todo o ciclo junino.
O concurso contou com sete casais participantes e, ao final, foram escolhidos Danilo Sousa e Polly Freitas, do município de Simão Dias. A escolha do juri foi baseada em critérios como coreografia, figurino e harmonia. Neste ano, o valor da premiação foi ampliado para R$ 6 mil por vencedor, totalizando R$ 12 mil para o casal eleito. Os novos representantes participarão de eventos ao longo do período, reforçando a identidade do estado como o “País do Forró”, e a coroação acontecerá durante o evento Salva Junina, que marca a abertura oficial do ciclo junino em Sergipe.
Representando o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Pascoal Maynard, destacou a importância do fortalecimento das tradições juninas, com incentivo e investimentos contínuos. “O governo tem demonstrado compromisso com a preservação da cultura, da arte e da história sergipana. É com esse olhar que nos preparamos para um dos maiores festejos juninos da história do estado. O Rei e a Rainha terão a missão de comandar toda essa festa maravilhosa, junto de seus ‘súditos’”, destaca.
A apresentação do casal vencedor foi inspirada na história de amor entre uma lavadeira e um vaqueiro. A proposta está relacionada às raízes do município de Simão Dias, local de origem dos dois. “Representamos a história que a quadrilha vai trazer neste São João. Simão Dias foi um vaqueiro importante e quisemos trazer esse aspecto ancestral e regional, sem perder a conexão com o tradicional”, explica Danilo.
O casal também ressaltou a importância da visibilidade proporcionada pelo concurso. “É a nossa primeira vez participando desse concurso, que abre portas para quem trabalha com a arte. Estamos representando não somente as pessoas que dançam, mas, também, as que escrevem, que cantam, enfim, toda a nossa cultura e as diversas formas de fazer arte. Estamos muito felizes”, complementa Polly.
Os Reis do Forró 2024, Sophia Albino e Orlanio Macedo, deixaram uma mensagem aos novos representantes. “Parabenizamos os novos reis. Que o reinado de 2025 seja de alegria, emoção e boas experiências. Agradecemos pela oportunidade de representar Sergipe e viver esse momento proporcionado pelo Governo do Estado e pela Funcap”, destacam.
Presente na plateia, a aracajuana Beatriz Lourenço acompanhou todas as apresentações e comemorou o resultado. “É bonito ver a torcida e, ao mesmo tempo, o respeito entre os competidores. Gosto de quadrilha e forró, e o nível estava alto. Fiquei satisfeita com o resultado, assim como estaria com qualquer outro casal vencedor, porque todos se apresentaram muito bem”, afirma.
Salva Junina
O evento que dá às boas-vindas ao período junino acontece no dia 29 de maio, a partir das 19h, no Centro de Criatividade, e contará com apresentações de quadrilhas juninas, espetáculo teatral, apresentações artísticas e culturais, além da coroação oficial do Rei e Rainha do País do Forró.
Mín. 16° Máx. 28°