Uma simulação de salvamento de uma vítima presa às ferragens de um veículo e um convite para um cafezinho e um bate-papo sobre a importância de atravessar na faixa. Essas ações podem causar impactos diferentes, mas têm o mesmo objetivo: sensibilizar a população sobre a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para a preservação da vida.
As duas ações integram a campanha Maio Amarelo e são organizadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) , da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) . Neste ano, o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A campanha enfatiza a empatia, a paciência e o cuidado coletivo como pilares fundamentais para um trânsito mais seguro. Diversas ações educativas e de conscientização serão realizadas ao longo do mês, envolvendo escolas, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil.
Simulação de salvamento
Uma encenação reproduzindo um acidente de trânsito grave, provocado pelo excesso de velocidade, no qual uma vítima fica presa às ferragens e precisa ser desencarcerada, poderá ser acompanhada pelas pessoas que passarem pela Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, a partir de 8h30 desta quinta-feira (8/5). A ação é uma parceria da CET-MG com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
A simulação tem o objetivo de alertar sobre as consequências do excesso de velocidade nas vias e, ainda, sobre a complexidade dos atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito. A ideia é também chamar a atenção para os danos psicológicos causados pela perda de vidas ou sequelas provocadas pelos sinistros e até recursos humanos e financeiros empregados.
Café na faixa
Com uma abordagem descontraída e acolhedora, durante a iniciativa “Café na Faixa”, os agentes de educação para o trânsito da CET-MG buscarão sensibilizar os pedestres sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros ao andar no ambiente urbano. A ação vai acontecer na sexta-feira (9/5), na Praça da Savassi, no bairro Funcionários, a partir de 8h30.
Durante a atividade, um café e um lanche serão oferecidos e, neste breve momento, o pedestre tem a oportunidade de desacelerar para participar de uma conversa sobre a travessia de forma segura, uso de passarelas e das faixas, normas de trânsito e mobilidade urbana.
Mín. 17° Máx. 30°