A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Currículo da Educação Básica (Geceb), desenvolveu o Caderno Metodológico Educação para o Trânsito, destinado a professores e professoras dos Ensinos Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino. O material tem como objetivo promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da segurança no trânsito, por meio de práticas pedagógicas que valorizam a vida e incentivam atitudes responsáveis.
Disponibilizado no site do Currículo do Espírito Santo, o caderno foi elaborado de forma colaborativa entre a Geceb, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), a Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) e a Escola Pública de Trânsito (EPT). A publicação contempla dinâmicas e propostas didáticas que possibilitam aos docentes o trabalho com a temática de forma transversal, abordando desde normas básicas de circulação até questões como empatia, comportamento seguro e cidadania no trânsito.
A gerente da Geceb, Aleide Cristina de Camargo, destaca a relevância da iniciativa. “O Caderno Metodológico Educação para o Trânsito é mais uma entrega desta Secretaria que promove a formação cidadã, buscando garantir um futuro mais seguro a todos. As práticas disponibilizadas aos professores e professoras da rede são atualizadas e bastante frutíferas, levando a comunidade escolar a inúmeras reflexões sobre um trânsito mais seguro e comprometido com a vida”, afirmou.
Além de promover a educação para o trânsito no ambiente escolar, a proposta visa colaborar para a redução dos índices de acidentes e mortes, que atualmente figuram entre as principais causas de óbitos no Estado, superando inclusive os homicídios por armas de fogo. Neste sentido, o material se insere nas ações do Comitê de Preservação da Vida no Trânsito, do qual a Sedu faz parte, ao lado de instituições como o Corpo de Bombeiros, as polícias Civil e Militar e o próprio Detran.
>
Mín. 14° Máx. 27°