Maior produtor de café conilon do Brasil, o Espírito Santo abre oficialmente a colheita de 2025 com um evento técnico no município de Jaguaré, na próxima quarta-feira, 14 de maio. O “Dia Especial de Abertura da Colheita do Café Conilon” será realizado das 8h às 14h, na Fazenda Água Limpa, reunindo produtores, autoridades, técnicos, pesquisadores e empresas ligadas à cadeia produtiva do café.
Promovido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Prefeitura de Jaguaré, o evento tem como foco a inovação e a sustentabilidade na cafeicultura conilon capixaba.
A programação será aberta com a palestra “Evolução da Colheita Mecanizada do Conilon”, conduzida pelo pesquisador do Incaper Paulo Volpi, que apresentará resultados de estudos sobre a eficiência e a redução de custos com o uso da mecanização na colheita.
Ao longo do dia, os participantes poderão acompanhar a demonstração de uma colhedora automotriz e visitar estações de campo que apresentarão tecnologias de ponta, como o gotejamento subterrâneo de alta performance e a capina elétrica, voltadas para o uso racional da água e o controle sustentável de plantas daninhas.
Colheita simbólica
Um dos momentos mais aguardados é a colheita simbólica, que marca a celebração de mais uma safra do conilon, um dos principais vetores da economia e da agricultura capixaba. Segundo a 1ª estimativa de safra 2025 da Conab, o Espírito Santo deverá colher 11,8 milhões de sacas, um crescimento de 20% em relação a 2024.
A realização anual da abertura oficial da colheita de conilon em 14 de maio está prevista na Lei Estadual nº 11.212/2020. A definição da data tem base técnica e indica o ponto adequado de maturação dos frutos, o que garante a qualidade dos grãos colhidos e contribui para a valorização do café capixaba.
A força do conilon capixaba
- 49 mil propriedades produtoras no Estado;
- Safra 2024: 9,8 milhões de sacas colhidas;
- Valor Bruto da Produção (2023): R$ 7,09 bilhões;
- Safra 2025 (1ª estimativa): 11,8 milhões de sacas;
- 76% de todo o conilon exportado pelo Brasil;
- Mais de 8 milhões de sacas exportadas em 2024 (recorde histórico), gerando uma receita de quase US$ 1,8 bilhão.
Programação do Dia Especial
08h30 – Recepção e Café
09h00 – Palestra Evolução da Colheita Mecanizada do Conilon – Paulo Volpi (Pesquisador do Incaper)
09h30 – Fala das Autoridades
10h30 – Colheita Simbólica
11h00 – Demonstração da Automotriz Jacto – Márcio Fregonassi (PME Máquinas Linhares)
11h30 – Almoço
13h00 – Estações de Campo
* Gotejamento Subterrâneo de Alta Tecnologia – Elídio Torezani (Hydra Irrigações)
* Demonstração de Capina Elétrica – Marcus Evangelista (Biosphera Engenharia / Zasso)
14h00 – Encerramento
>
Mín. 14° Máx. 27°