A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) compartilhou algumas das suas iniciativas tecnológicas no Inova Municípios 2025. O evento, promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) nessa segunda-feira (5/5), em Belo Horizonte, teve como objetivo impulsionar a inovação e a transformação digital na gestão pública dos 853 municípios mineiros.
O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) Municípios, lançado pela Seplag-MG em junho de 2024 para oferecer soluções de digitalização para a administração pública municipal, foi um dos destaques da programação. Além da plataforma, o Automatiza.MG da Seplag-MG também foi citado pelo governador Romeu Zema no vídeo de abertura do evento.
O secretário adjunto da Seplag-MG, Rodrigo Matias, contou a experiência da Prefeitura de Belo Horizonte quando o Sei!MG foi implantado.
“A implementação do sistema demorou cerca de três meses, mas, com uma semana de implementação, parecia que estávamos trabalhando com ele há três anos, tamanha a qualidade do trabalho, a agilidade, a modernização e o impacto que isso trouxe para a administração municipal. Conseguimos, com o Sei!MG, reduzir o tempo de um processo inteiro de compras. E isso foi possível porque o sistema traz essa inovação, por meio da transformação digital”, relatou Matias.
Experiências com o Sei!MG
O primeiro painel do evento foi o “Gestão eficiente com o SEI: Relatos de quem faz acontecer”, moderado pelo subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz. A exposição contou com a participação da superintendente de Sistemas Especializados da Prodemge, Lilian Patrícia Santos, que explicou como foi criado o Sei!MG Municípios, visando as especificidades de cada administração municipal.
O município de Timóteo foi o primeiro a aderir ao sistema, em dezembro de 2024. A administração do Vale do Aço registrou uma economia superior a R$ 10 mil com a impressão de documentos em papel no primeiro mês de operação, além de uma redução de mais de 90% no tempo gasto com processos administrativos.
“Com o sistema, começamos a perceber a importância de eliminar o papel e a burocracia. Quando um documento precisava ser assinado por todo o secretariado, isso levava muito tempo e, às vezes, o papel ficava esquecido, prejudicando todos, inclusive o próprio município. Estamos eliminando tudo isso e agilizando o nosso trabalho. Além da economicidade, da praticidade e da segurança do documento, não vamos mais precisar, no futuro, ter um prédio só para guardar arquivos”, afirmou o prefeito de Timóteo, Vitor Vicente do Prado.
No último mês de abril, Ribeirão das Neves também completou sua adesão, sendo a segunda cidade mineira a integrar o Sei!MG Municípios. O prefeito Túlio Raposo contou sobre as motivações de implantar o sistema na sua gestão. Também estiveram presentes prefeitos que estão no processo de implementação do sistema, como o de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira, e o vice-prefeito de Pompéu, Altivo Duarte.
A coordenação do Sei!MG Municípios é feita pela Seplag-MG, em parceria com a Prodemge, responsável pela instalação, sustentação e gestão da infraestrutura técnica utilizada pelas prefeituras.
Mín. 14° Máx. 27°