A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) concluiu, nesta semana, a infraestrutura energética necessária para o pleno funcionamento da nova unidade produtiva da cervejaria Heineken, em Passos, na região Sudoeste do estado.
O empreendimento viabiliza a operação completa da unidade, que produzirá as marcas puro malte, como Heineken e Amstel, com consequente geração de mais empregos e renda para a região. A unidade de Passos pretende ser a mais sustentável da empresa e é a primeira a ser pensada e construída do zero pelo grupo no Brasil.
O superintendente regional de Distribuição Sul da Cemig, Murilo Galvão, destaca que, ao garantir disponibilidade de sistema para atender à necessidade da cervejaria, a companhia reafirma sua atuação constante para viabilizar as melhores soluções em energia para seus clientes, contribuindo para o crescimento da atividade econômica de Minas.
"Essa é uma obra de grande importância que vai trazer benefícios diretos e indiretos para a população de Passos, como a geração de empregos e fomento da economia do município", diz o superintendente, Galvão, que revela que a obra teve um investimento total de R$ 6,74 milhões, e que a Cemig aportou mais de R$ 3,82 milhões para viabilizar o empreendimento.
Desafio em etapas
A primeira unidade produtiva da cervejaria Heineken no estado de Minas Gerais pretende ser uma referência em práticas socioambientais. No pilar ambiental, a nova operação tem por premissa entregar mais eficiência hídrica, o que será feito por meio de tecnologias mais avançadas, que colaboram com a redução do consumo de água, e da construção do seu sistema de abastecimento, que permitirá a ampliação da infraestrutura de disponibilidade e captação de água existente, deixando um legado para a comunidade local.
A atuação da Cemig se deu em três etapas significativas para o processo de produção da unidade. A primeira parte da obra compreendeu a construção de uma seção de 138 quilovolts (kV) na Subestação Passos 1 e de 2 quilômetros de Linha de Distribuição na mesma tensão elétrica, para energizar a planta principal da cervejaria.
A segunda etapa compreendeu obras de reforço do sistema elétrico e construção de aproximadamente 6,25 quilômetros de Redes de Média Tensão.
Nesta etapa, o projeto de instalação da infraestrutura da nova unidade da Heineken alcançou um marco importante, conseguindo realizar, em tempo hábil, a alimentação de energia em caráter provisório para as subestações de captação e elevatória de água, o que possibilitou à cervejaria fazer testes antes da inauguração da fábrica.
A rápida atuação das equipes da Cemig na execução desta etapa foi inclusive reconhecida por Roniere Silva, gerente de instalação da unidade da Heineken em Passos. “A Heineken agradece a todo time Cemig pelo profissionalismo e parceria na nossa jornada em Passos. Isso nos permitiu iniciar os testes na nossa estação de tratamento de água sem gerar impactos negativos ao empreendimento neste quesito”, disse o gerente da cervejaria.
A terceira e última etapa, concluída em abril, antes mesmo do prazo pactuado com o cliente, envolveu a construção de aproximadamente 7 quilômetros de rede protegida, garantindo a entrega da demanda necessária para as atividades da cervejaria.
Mín. 17° Máx. 26°