Quarta, 30 de Abril de 2025
23°

Chuvas esparsas

Brasília, DF

Geral Espírito Santo

Estratégia de Vacinação nas Escolas públicas no Espírito Santo segue até final de maio

Com ações iniciadas desde o início de abril em todo País, a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025 segue até o próximo dia 31 de maio. No Espírit...

30/04/2025 às 16h04
Por: Divino Candido Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Com ações iniciadas desde o início de abril em todo País, a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025 segue até o próximo dia 31 de maio. No Espírito Santo, 4.687 mil doses foram aplicadas até a última quarta-feira (30), por meio da nova estratégia definida pelo Ministério da Saúde, entre os dias 14 e 30 de abril, com a Semana de Mobilização.

“Para podermos alcançar o nosso objetivo, é muito importante que pais e responsáveis possam autorizar seus filhos a receberam as vacinas no ambiente escolar, além de participarem das ações de educação em saúde que muitas escolas têm promovido ao longo do mês. A estratégia vem como um facilitador também para aqueles que possuem uma rotina corrida e não conseguem levar seus filhos às salas de vacinação, então é uma oportunidade para cuidar ainda mais da saúde de quem tanto ama”, reforçou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo.

A Estratégia de Vacinação nas Escolas visa fortalecer o vínculo entre a saúde e a educação no desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Médio da rede pública, tanto estadual, quanto municipal. As ações buscam alcançar crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados, a fim de atualizar o esquema vacinal para, assim, reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis; ampliar a cobertura vacinal; e fortalecer ações de educação e saúde para conscientização sobre as vacinas e combater a desinformação.

Durante a estratégia, são ofertadas nas escolas todas as vacinas disponibilizadas no Calendário Nacional de Vacinação das crianças e dos adolescentes, com exceção da vacina da dengue. Para a dengue, o profissional de saúde no ambiente escolar realiza a verificação do esquema vacinal do adolescente e, em caso de incompletude ou esquema não iniciado, ele é encaminhando ao serviço de saúde para a aplicação da dose.

A coordenadora do PEI Danielle Grillo ressaltou ainda que o Programa, em conjunto aos municípios, têm avaliado constantemente as ações realizadas, a fim de orientar da melhor maneira as estratégias in loco, como orientações às equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) responsáveis pela busca ativa. “É uma estratégia que queremos intensificar com os municípios, a ampliação da busca ativa nas escolas e no território para atualizarmos o esquema vacinal”, explicou a coordenadora.

Ao todo, entre escolas municipais e estaduais, a Estratégia almeja vacinar 94 mil crianças e adolescentes. No Espírito Santo, a ação acontece por meio do Programa Estadual de Vacinação nas Escolas, que é uma parceria entre as Secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), juntamente ao Programa Estadual de Imunizações (PEI), ao Programa Saúde na Escola e aos 78 municípios capixabas. Em âmbito federal, a estratégia segue em todo País, seguindo normativas do Ministério da Saúde.

Entre as doses com maior alcance desde o início da Estratégia de Vacinação nas Escolas até esta quarta-feira (30) estão a da Influenza, com mais de 1.040 doses aplicadas, e a da dengue, com 660 doses aplicadas entre primeira e segunda dose do esquema. “Os dados reforçam que as ações extramuros em espaço escolar têm resultados. São vacinas voltadas a grupos específicos, como crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos para a vacina da gripe e adolescentes de 10 a 14 anos para a dengue, ambos grupos que se encontram em sua maioria nas escolas”, explicou Danielle Grillo.

 

Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas

Para a mobilização da comunidade estudantil e o reforço da importância da imunização aconteceu no Espírito Santo, entre os dias 14 e 30 de abril, uma das ações da Estratégia de Vacinação nas Escolas, que foi a “Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas”. Durante os dias de intensificação, a vacinação nas escolas foi focada, em especial, no reforço de seis imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. São eles: Febre Amarela; Tríplice Viral; Tríplice bacteriana (DTP); Meningocócica ACWY; HPV4; e dengue.

 

Estratégia de vacinação escolar ou na rotina, o que muda?

A partir deste ano de 2025, o Ministério da Saúde definiu que a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como uma estratégia específica de imunização. Anteriormente, ela era tratada como uma das ações extramuros que as equipes da Atenção Primária a Saúde (APS) realizavam para a estratégia de rotina.

O reconhecimento de uma estratégia específica faz com que as doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento escolar às salas de vacinação sejam registradas no sistema como “Vacinação Escolar” em todo Brasil. No Espírito Santo, os municípios registram além dessas duas situações listadas acima, a vacinação que acontece para emissão de documento comprobatório de vacinação para a matrícula escolar, no sistema Vacina e Confia com nome “Estratégia Vacinação Escolar”.

O objetivo com a mudança e a criação de uma estratégia específica é realizar o registro padronizado e permitir o monitoramento mais preciso das ações realizadas em conjunto com a educação. As doses registradas por meio dessa estratégia contabilizam dentro das coberturas vacinais dos imunizantes de rotina, que possuem meta, seja ela de 90% ou 95%.

“A única diferença agora é que as doses aplicadas no ambiente escolar, por encaminhamento ou para emissão do documento, são registradas como estratégia de vacinação escolar. As doses aplicadas no dia a dia do serviço de vacinação, sem relação com a escola, seguem registradas como rotina. E, para ambas as estratégias, são contabilizadas as coberturas vacinais daqueles imunizantes que possuem meta”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo.

Até a última quarta-feira (30), 4.687 mil doses foram aplicadas por meio da estratégia de vacinação escolar e 77.841 doses na estratégia de rotina das unidades de saúde em todo Estado.

>

Brasília, DF Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuvas esparsas

Mín. 17° Máx. 26°

Qui 24°C 17°C
Sex 24°C 16°C
Sáb 25°C 17°C
Dom 25°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio