O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta quarta-feira, 30, três novos veículos para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). O valor total do investimento foi de R$ 1.239.130,41. Os veículos foram adquiridos com recursos oriundos de parceria com Governo Federal e contribuirão para ampliação dos serviços da unidade.
A entrega contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Cláudio Mitidieri, que destacou a parceria entre os governos do Estado e Federal para a constante melhoria do atendimento à população sergipana. “As novas viaturas vão dar mais controle e dignidade para aqueles que, infelizmente, faleceram e precisam ser transportados. A saúde de Sergipe está avançando e agradecemos a parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Governo Federal, que propiciou a entrega desses veículos”, disse.
O diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Charles Leal, ressaltou que dois dos novos veículos vêm com uma nova especificação para atender pacientes obesos. “Nem o Corpo de Bombeiros, nem o IML ou o SVO tinham viaturas que conseguiam transportar esse tipo de óbito e isso gerava muita dificuldade. Destacamos o apoio e a cobrança do Governo do Estado para que ofereçamos melhor assistência à população nos serviços oferecidos por meio da FSPH”, afirmou.
O SVO
A principal função do SVO é investigar, diagnosticar e emitir a declaração de óbito em casos de morte por causa natural, sem sinais de violência, ocorridos em domicílio ou transferidos de outros estabelecimentos de saúde para investigação. A unidade realiza, em média, 235 atendimentos e 40 recolhimentos por mês, em conformidade com a Portaria nº 1.405 de junho de 2006 e Portaria n° 1764 de julho de 2021 do Ministério da Saúde, que estabelece as diretrizes e competências da Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito.
A superintendente do SVO, Patrícia Ribeiro, destacou a necessidade que existia em relação ao aumento da frota do serviço. “A demanda vem principalmente para atendimento à população em situação de vulnerabilidade financeira, que necessita do apoio do serviço para que seja feita a remoção dos óbitos. Então, o aumento da frota viabiliza uma diminuição da angústia, porque o momento do óbito é bem difícil, e aumenta a segurança no processo”, salientou a superintendente.
O diretor administrativo e financeiro da FSPH, Conrado Marques, destacou a importância do procedimento de transporte dos óbitos ser cuidadoso e seguro. “As viaturas fortalecem as ações da vigilância epidemiológica pois garantem o transporte adequado dos óbitos por causas naturais e fortalece a atividade finalística do SVO”, pontuou o diretor.
Visita ao Hemose
Após a entrega, o secretário Cláudio Mitidieri visitou as instalações da sala de coleta de sangue e do ambulatório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) juntamente com a diretoria executiva da FSPH, superintendência e coordenador técnico do Hemocentro.
Mín. 17° Máx. 26°