Quarta, 07 de Maio de 2025
26°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Sergipe

Hospital da Criança reforça importância da atualização do calendário vacinal do público infantil

Vacinar as crianças pode evitar doenças que evoluem para uma forma grave ou deixam sequelas

25/03/2025 às 11h04
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES

A vacinação é uma aliada da saúde das crianças, sendo uma ferramenta que ajuda a prevenir doenças e a reduzir a mortalidade infantil. Por isso, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça que a atualização do calendário vacinal contribui para o controle de surtos e epidemias, além de ajudar, consideravelmente, na melhoria da qualidade de vida dos pequenos. 

O calendário vacinal nada mais é do que um guia que indica quais vacinas devem ser tomadas em cada faixa etária e em determinadas condições de saúde. “Esse calendário vacinal atualizado traz uma proteção muito importante para as crianças. O sistema imunológico da criança fica mais forte, desenvolvido e, consequentemente, mais protegido de doenças”, explica o diretor-técnico e médico do Hospital da Criança, William Barcelos. 

A vacinação é um meio importante na pediatria para evitar doenças que evoluem para uma forma grave ou deixam sequelas. “Algumas vacinas como a da varicela ou a tetra viral, por exemplo, não evita a contaminação da catapora, mas evita a forma grave da doença. Hoje em dia, temos casos da catapora, mas que se desenvolve de forma discreta e com sintomas leves e, assim, faz com que essa criança seja um agente infeccioso muito menos agressivo do que se não tivesse tomado a vacina”, explica o médico. 

Efeitos colaterais

Willian Barcelos lembrou que alguns pais e responsáveis não levam as crianças para se vacinarem por conta de possíveis efeitos colaterais e faz uma consideração fundamental. “A vacina realiza uma sensibilização no sistema imunológico, então, toda sensibilização pode levar, muitas vezes, a fatores do corpo em que pode ter um desenvolvimento de sintomas, mas isso não é malefício. Por exemplo, a febre é um mecanismo de defesa e existem alguns tipos de estruturas no corpo que só vão desenvolver se tiver uma temperatura maior que 39 graus. Então, algumas vacinas trabalham nesse quesito. Mas essa febre é algo que passa, no máximo, dois dias, depois disso a criança fica bem. Então, isso é infinitamente melhor do que eu ter uma criança com uma doença grave que poderia ter sido evitada se tivesse sido vacinado”, alerta. 

Calendário

Seguindo o calendário, a vacina contra o vírus da Influenza é um dos imunizantes imprescindíveis para manter a saúde dos pequenos. “A vacina da Influenza é muito efetiva e precisa ser reforçada todos os anos. É muito diferente um resfriado de uma gripe. O resfriado tem sintomas leves e não prostra a criança, o que apresenta é uma coriza, uma congestão nasal. Já a gripe, causa uma inflamação no corpo todo e pode evoluir para uma doença mais séria, como pneumonia bacteriana. A vacina da Influenza é renovada todos os anos, justamente para proteger nossas crianças das variações do vírus. Portanto, não deixem de vacinar suas crianças”, reforça o médico.

As vacinas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos 75 municípios sergipanos durante todo o ano, de acordo com o calendário vacinal de cada faixa etária.

Willian Barcelos
Willian Barcelos
Brasília, DF Atualizado às 14h02 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Qui 26°C 17°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 26°C 17°C
Dom 28°C 18°C
Seg 28°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio