Quinta, 08 de Maio de 2025
25°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Sergipe

Governo coíbe práticas de sonegação nas transportadoras

Ação foi realizada em seis municípios e contou com a participação de 30 auditores fiscais

24/03/2025 às 17h04
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) promoveu nesta segunda-feira, 24, mais uma Operação Fisco Presente. A ação foi realizada simultaneamente em seis municípios (Aracaju, Estância, Tobias Barreto, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro) e teve como foco 30 transportadoras de cargas. 

O objetivo foi inspecionar as mercadorias transportadas e armazenadas por essas empresas, buscando verificar se elas estão sendo movimentadas sem nota fiscal ou com documentação irregular, sem o recolhimento correto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A ação contou com a participação de 30 auditores fiscais, além de integrantes da Companhia de Polícia Fazendária. 

Por meio de um termo de acordo firmado entre a Sefaz e as transportadoras, a fiscalização dos produtos não é realizada nos Postos Fiscais e sim nos galpões, de forma a garantir que os consumidores recebam suas mercadorias com mais celeridade. Por conta disso, esses estabelecimentos estão sujeitos a fiscalizações de rotina, com o objetivo de coibir práticas de sonegação fiscal. 

Esta é a segunda Operação Fisco Presente realizada pela Sefaz este ano. Em fevereiro, a secretaria realizou uma fiscalização junto a 37 estabelecimentos que comercializam suplementos alimentares em Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana. 

Atuação

Em cada galpão, a equipe de auditores fez uma análise dos itens armazenados para verificar se eles estavam sendo transportados com os devidos documentos fiscais e se apresentavam as informações de forma correta. "Analisamos, por exemplo, se a quantidade de produtos informados na nota era a mesma contida na embalagem, além de verificar se os valores apresentados condiziam com os praticados no mercado ou se apresentavam subfaturamento, o que é uma forma de reduzir o valor do imposto a ser recolhido”, disse a gerente de Fiscalização de Trânsito de Mercadorias da Sefaz, Roberta Argolo. 

Na operação, mais de 300 notas fiscais foram recolhidas para averiguação fiscal. Até o momento foram lavrados 15 autos de infração, que resultarão no recolhimento de R$ 190 mil para os cofres públicos. Esse número poderá aumentar à medida em que os documentos forem analisados pela equipe da Secretaria da Fazenda. 

Retenção

As mercadorias que apresentaram algum tipo de irregularidade ficarão retidas nas transportadoras até que o problema seja solucionado. Nos casos de produtos sendo comercializados sem o documento fiscal, caberá à transportadora realizar o recolhimento do ICMS e da multa, já que esses estabelecimentos são os responsáveis legais pela movimentação das mercadorias até que elas sejam entregues aos seus destinatários. 

Já nos casos em que as informações contidas nos documentos fiscais apresentam algum tipo de divergência ou o imposto deixou de ser recolhido em sua totalidade, é gerado o Documento de Arrecadação Estadual para que o destinatário efetue a quitação do imposto. 
 

Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Foto: Sefaz
Brasília, DF Atualizado às 12h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 30°

Sex 27°C 17°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 28°C 20°C
Seg 27°C 18°C
Ter 26°C 17°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio