Ampliando a conscientização sobre o papel de toda a sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher, com foco especial na violência doméstica, o Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Educação (Seed), iniciou a nova edição do Programa ‘Maria da Penha vai à Escola’. A ação ocorreu na sexta-feira, 7, na Escola Estadual Professor Fernando Azevedo, em Nossa Senhora das Dores.
O programa foi instituído pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 617/2024, e busca divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas estaduais e municipais, conscientizando sobre direitos humanos e promovendo a denúncia de casos de violência contra mulheres. Cerca de 120 alunos participaram da ação em Dores.
Um dos temas abordados foi ‘Medidas Protetivas de Urgência salvam Vidas’. “Discutimos com os alunos e professores sobre gênero, as violências sofridas por mulheres pelo simples fato de serem mulheres, no contexto doméstico e familiar e ciclo de violência”, detalhou a diretora de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.
Também foram passadas orientações sobre como ajudar mulheres em situação de violência. “Explicamos como acessar os canais de denúncia, incluindo a Delegacia Virtual da Mulher (Devir Mulher), onde também é possível solicitar a Medida Protetiva de Urgência. Inclusive, mostramos como acessar e ressaltamos que outra pessoa pode auxiliar a vítima a registrar a denúncia por meio da Devir Mulher)”, destacou a diretora.
Ao final, foi exibido o vídeo institucional da campanha ‘Rompa o Ciclo!’. “Que convida toda a sociedade a se solidarizar com as mulheres e ajudá-las a romperem o ciclo da violência. Foi uma manhã com troca de conhecimentos, respondendo às perguntas dessa juventude que vai trazer a mudança que tanto sonhamos”, salientou a diretora Ana Carolina Machado.
Como solicitar
As instituições de ensino podem solicitar a equipe da SPM com as ações do Programa 'Maria da Penha vai à Escola' por meio do e-mail da Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher dipcv@spm.se.gov.br.
Mín. 15° Máx. 25°