‘Tá presente. Tá com a gente’, o slogan criado pelo Governo de Sergipe tem ganhado cada vez mais significado ao longo das edições do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’, coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc). Nesta terça-feira, 13, o município de São Francisco, localizado na região do baixo São Francisco, tornou-se simbolicamente a sede administrativa do Governo do Estado, com a oferta de mais de 160 tipos de serviços, presença de Secretarias estaduais, órgãos parceiros e a assinatura de ordens de serviço.
Localizado no entorno da Escola Municipal Leandro Maciel e na sede da prefeitura local, o leque de atendimentos estaduais esteve disponível aos mais de 3.200 habitantes da cidade e comunidades vizinhas. Entre os serviços mais procurados estavam a emissão de documentos como RG, CPF, ID Jovem e segunda via da CNH; Cadastro Único; Bolsa Família; atualização da carteira de vacinação; doação de sangue; estudo técnico de solos locais e cadastro para solicitação de próteses e óculos.
Vitória Silva, 23 anos, esteve no estande do Cadastro Único para fazer o Cartão C+, benefício social que tem o objetivo de combater a insegurança alimentar e promover a inclusão social, permitindo que famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica tenham acesso a produtos essenciais.
“Esse benefício será para minha criança. Todo mês, eles disponibilizarão R$130,00, todo dia 10, para comprar itens de limpeza e de mercado. Estou fazendo pela primeira vez. A prefeitura falou que poderíamos fazer o cadastro, então eu vim junto com ela”, destacou.
Jaqueline Souza, 44 anos, auxiliar administrativa em São Francisco, esteve na edição para fazer a ‘Carteirinha do Deficiente’, que é o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência (PcD). O documento facilita o acesso a serviços públicos e privados, incluindo prioridade em atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Eu sou deficiente visual e fiquei sabendo quando procurei informações sobre como seria o evento hoje. Inclusive, é a primeira vez que vou fazer a carteirinha”, disse.
Tatiane Melo, 43 anos, autônoma e moradora de São Francisco, aproveitou a passagem do ‘Sergipe é aqui’ para realizar pela primeira vez, e de forma gratuita, exames na Carreta da Mulher. “Vim fazer o exame de lâmina e o transvaginal. Gostei bastante do atendimento. Foi a primeira vez que fiz esses exames sem pagar e ocorreu tudo muito bem”, enfatizou.
O serviço do castramóvel também foi destaque na edição do programa em São Francisco. Lenilda dos Santos, 47 anos, levou seus 15 gatos para serem castrados. “Nós vimos pelas redes sociais e pelo carro de som que passou anunciando. Então, resolvi trazer logo todos, para que pudessem ficar bem, e os atendimentos têm sido bem rápidos”, completou.
Com 47 cidades já contempladas pelas edições do ‘Sergipe é aqui’ e mais de 200 mil atendimentos realizados, o programa tem se aproximado, de maneira cada vez mais humanizada, da população sergipana, buscando solucionar suas demandas.
Mín. 15° Máx. 25°