Quarta, 14 de Maio de 2025
17°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Bahia

Projeto EcoFolia Solidária bate recorde de famílias beneficiadas no Carnaval de Salvador

Com meta de reciclar mais de 150 toneladas de resíduos, iniciativa do Governo do Estado fortalece associações e cooperativas de catadores. O post P...

05/03/2025 às 00h07
Por: Divino Candido Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Jefferson Machado/GOVBA
Foto: Jefferson Machado/GOVBA

O Carnaval de Salvador é mais que um espetáculo de música e cultura, é também um exemplo de sustentabilidade e inclusão social. O projeto EcoFolia Solidária, que apoia catadores e catadoras de materiais recicláveis, bateu recorde de beneficiados, alcançando a marca de 3,5 mil famílias, e estima reciclar mais de 150 toneladas de resíduos sólidos ao longo da festa.

A iniciativa, realizada com o apoio do Governo do Estado, fortalece associações e cooperativas de catadores, garantindo melhores condições de trabalho e promovendo a inclusão socioeconômica desses profissionais. Durante todo o ano, essas entidades recebem assistência técnica, equipamentos e suporte para que possam gerenciar seus próprios postos de apoio nos grandes eventos.

Foto: Jefferson Machado/GOVBA
Foto: Jefferson Machado/GOVBA

Para Júlio Santana, coordenador de Inovação e Fomento à Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto alia preservação ambiental e geração de renda. “São toneladas de resíduos que estão sendo desviados dos rios e mares. Imagine o Carnaval de Salvador, o maior do mundo, com essa quantidade de lixo nas ruas. Graças aos catadores e catadoras, a festa fica mais bonita e sustentável”, destacou.

Para os beneficiários, o impacto do EcoFolia Solidária vai além do Carnaval. O cooperativista Alan dos Santos compartilha sua trajetória e a transformação que o projeto trouxe para sua vida. “Minha mãe já era cooperada, e quando completei 18 anos, tive a oportunidade de fazer parte também. Lembro que meu primeiro dinheiro no projeto usei para comprar um guarda-roupa e uma cama. Desde 2016, essa iniciativa tem me ajudado muito. Precisamos das políticas públicas para garantir mais acesso na sociedade”.

Foto: Jefferson Machado/GOVBA
Foto: Jefferson Machado/GOVBA

A valorização desses profissionais também é destacada por Raquel Fonseca, neta de catadora e integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. “O projeto é muito importante. Minha avó passou por condições muito difíceis, e hoje vemos a preocupação em melhorar a qualidade de trabalho dos catadores, oferecendo mais suporte e materiais adequados. Isso nos deixa felizes”.

Brasília, DF Atualizado às 09h02 - Fonte: ClimaTempo
17°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 24°

Qui 24°C 14°C
Sex 24°C 15°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 14°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio