A Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog), em parceria com a Escola de Governo - vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead) -, a Universidade Tiradentes (Unit) e a Liga Acadêmica de Práticas e Estudos Jurídicos (Lapej), promoveu, na noite da última terça-feira, 13, o 1º Simpósio Sergipano de Licitações e Contratações Públicas.
O evento reuniu profissionais da área, estudantes e servidores públicos com o objetivo de aprofundar o debate sobre a modernização das compras públicas e apresentar a atuação da Seclog, considerada referência nacional no tema.
Durante o simpósio, foram discutidos temas estratégicos para o setor público, como as mudanças na legislação de licitações, a modernização da gestão, a eficiência nas compras públicas, o papel das superintendências de contratações e a importância do planejamento e do controle na aplicação dos recursos. As palestras reforçaram o compromisso com a transparência e a melhoria dos processos administrativos.
O superintendente da Seclog, Ariosvaldo Menezes Leite, reforçou a relevância do evento. “A realização deste simpósio nos permitiu apresentar o case de sucesso que é a Seclog. Nosso modelo inovador de gestão, com centralização das compras públicas, promove mais economia, moderniza os processos de contratação do Estado e amplia a transparência e o controle social sobre os investimentos públicos”.
Para Matheus Kaltner, que abriu a programação com a palestra “Lei 8.666 x Lei 14.133: o que muda nas licitações?”, o simpósio teve como propósito aproximar o público acadêmico e os gestores públicos da nova realidade das licitações. “A ideia do primeiro simpósio foi destacar a importância não só da nova legislação, mas também do trabalho desenvolvido pela Seclog. Somos pioneiros no Brasil como a primeira secretaria estadual dedicada exclusivamente às licitações, e queremos mostrar à sociedade o valor dessa atuação”, destacou.
Participação
A professora de Direito Amanda Greff destacou a importância da iniciativa para a formação dos alunos. “Este é o nosso primeiro simpósio na área e é extremamente relevante para nossos discentes aqui da Unit. A parceria com a Seclog e a Escola de Governo proporciona uma vivência prática muito rica”.
A servidora da Imprensa Oficial de Sergipe (Iose) Marta Brito também ressaltou a importância do evento. “Vejo esse simpósio como um momento de grande aprendizado e esclarecimento, especialmente diante das mudanças recentes na legislação de licitações”.
Já Rossini Albuquerque, procurador da Fundação Estadual da Saúde, elogiou a atuação da secretaria. “Conhecer mais de perto as competências da Seclog foi essencial. O simpósio demonstrou que a secretaria está alinhada com a nova legislação e comprometida em garantir economia e eficiência nas contratações públicas”.
Mín. 13° Máx. 24°