Sábado, 17 de Maio de 2025
16°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Sergipe

Secretaria de Justiça realiza mutirão para cadastramento biométrico de internos

Ação faz parte do Projeto ‘Fazendo Justiça’, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Iniciativa segue até a próxima sexta-feira, 21

18/02/2025 às 09h18
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Ascom Sejuc
Foto: Ascom Sejuc

A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) iniciou, nessa segunda-feira, 17, um mutirão de cadastramento biométrico e facial dos internos da Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião). A iniciativa integra o Programa ‘Fazendo Justiça’, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca criar um banco de dados nacional com a biometria facial e digital de todas as pessoas privadas de liberdade no país. Ação segue até a próxima sexta-feira, 21.

Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o mutirão envolve a presença de equipes especializadas responsáveis pela coleta dos dados biográficos e biométricos dos apenados, com o objetivo de possibilitar futuramente o acesso a documentos essenciais, a exemplo da Carteira Nacional de Identidade (CNI). A ação prevê o cadastramento dos 207 detentos da unidade.

"Além de reforçar a segurança no sistema prisional, através da integração das informações, a ação objetiva facilitar às pessoas privadas de liberdade, o acesso à emissão de documentação básica civil, porque apenas com a documentação eles vão ter seus direitos respeitados e o acesso a serviços como saúde, educação e previdência”, explica o policial penal Jackson de Santana, responsável pela área de identificação civil e emissão de documentos da Sejuc.

A diretora do Núcleo de Reinserção Social da Sejuc, Edjane Marinho, destacou a importância da ação para a ressocialização dos internos. “A identificação civil é um direito fundamental e um passo essencial para que essas pessoas possam, no futuro, acessar serviços básicos, como saúde e assistência social. Além disso, a regularização documental é um fator que contribui para a reintegração dos internos à sociedade após o cumprimento da pena”, afirmou.

Em 2024, a Secretaria já havia realizado o cadastramento dos internos do Presídio Regional Senador Leite Neto (Preslen), localizado no município de Nossa Senhora da Glória. A expectativa é de que, em 2025, novos mutirões sejam promovidos em outras unidades prisionais de Sergipe, ampliando o alcance do projeto no estado.

Brasília, DF Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 24°

Dom 25°C 14°C
Seg 25°C 14°C
Ter 25°C 14°C
Qua 26°C 15°C
Qui 28°C 16°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio