Nesta terça-feira, 27, Salvador (BA) foi sede da Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME). A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio do gestor Valmor Barbosa, representou Sergipe na ocasião. O encontro reuniu representantes de todos os estados do Brasil e é considerado fundamental para o debate sobre o futuro da política energética no país.
Durante a Assembleia, foram discutidos temas estratégicos para a matriz energética nacional, incluindo os desafios e oportunidades para a transição para fontes renováveis e a garantia da segurança energética em todo o território nacional. Um dos destaques do evento foi o lançamento do Atlas Brasileiro da Transição Energética, uma iniciativa organizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O documento consolida, de maneira inédita, iniciativas e regulamentações dos estados para promover uma matriz energética mais sustentável e diversificada, reduzindo a dependência de fontes fósseis e mitigando vulnerabilidades climáticas. Ao todo, foram mapeadas 224 leis e decretos sobre o tema, 268 projetos e ações, 14 políticas aplicadas no setor, 39 programas planejados, 22 planos previstos e oito tipos de fontes energéticas.
Para o secretário Valmor Barbosa, a participação no fórum reforça o compromisso do Estado com as políticas de inovação e sustentabilidade energética. "É fundamental estarmos integrados a essas discussões nacionais para alinharmos nossas ações e garantirmos um futuro energético mais seguro para todos. Sergipe está fazendo sua parte, construindo seu Plano Estadual de Transição Energética", ressalta.
Agenda
A programação da Sedetec em Salvador prossegue com a presença no Bahia Oil & Gas Energy, que acontece de 28 a 30 de maio. Reunindo público internacional, o evento é focado no setor de petróleo e gás do Norte/Nordeste do Brasil, abordando assuntos sobre etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e integração energética. O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, integram a comitiva.
Mín. 13° Máx. 26°