Terça, 20 de Maio de 2025
17°

Tempo nublado

Brasília, DF

Senado Federal Senado Federal

Senado aprova proibição de tatuagens e piercings em cães e gatos

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto que proíbe que tatuagens e piercings sejam feitos em cães e gatos. A matéria segue para sanção pr...

20/05/2025 às 18h48
Por: Divino Candido Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Sessão deliberativa desta terça-feira - Foto: csasse
Sessão deliberativa desta terça-feira - Foto: csasse

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto que proíbe que tatuagens e piercings sejam feitos em cães e gatos. A matéria segue para sanção presidencial. O projeto inclui as práticas, já condenadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, entre os maus-tratos punidos pela lei de crimes ambientais.

O PL 4.206/2020 , do deputado Fred Costa (PRD-MG), altera a Lei 9.605, de 1998, para estabelecer que incorre nas penas ali previstas (detenção de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do cão ou gato) quem realiza ou permite a realização dessas práticas.

Piercings e tatuagens são procedimentos dolorosos que demandam cuidados, como lavagem e troca frequente de curativos, e riscos mesmo após concluídos. No caso do animal, a escolha pelo procedimento não é dele, e sim do seu tutor humano.

Nenhum desses procedimentos é amparado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, ao contrário, o órgão considera intervenções cirúrgicas para fins estéticos como mutilações e maus-tratos praticados contra os animais. E a própria Constituição veda as práticas que submetam os animais à crueldade (art. 225, § 1º, inciso VII).

Brasília, DF Atualizado às 20h02 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 25°

Qua 27°C 14°C
Qui 26°C 15°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio