Terça, 20 de Maio de 2025
15°

Tempo nublado

Brasília, DF

Geral Trabalho

Governo de Minas forma 58 estudantes de curso Técnico em Gastronomia pelo Trilhas de Futuro

Iniciativa do Estado oferece qualificação gratuita para inserção no mercado de trabalho; já são mais de 77 mil profissionais formados desde 2021

20/05/2025 às 18h34
Por: Divino Candido Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta terça-feira (20/5), da formatura dos 58 alunos da primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac), em Belo Horizonte, realizado por meio do projeto Trilhas de Futuro , do Governo do Estado .

Assinada pelo chef Leo Paixão, a escola social de gastronomia é parceira da iniciativa desde a quarta edição, oferecendo vagas gratuitas. O curso do Inhac inclui desde a prática até técnicas de gastronomia internacional, passando pela história dos queijos e produtos de excelência de Minas, antropologia da alimentação, gestão de negócios, dentre outros temas.

Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso tem carga horária de 960 horas e duração de 12 meses.
 

 

"Hoje, foi a formatura da nossa primeira turma do Inhac, mas ela vai muito além disso, porque já estamos indo para a sexta edição do Trilhas de Futuro, mudando completamente o cenário de mão de obra qualificada no estado de Minas Gerais", afirmou Mateus Simões, que foi paraninfo da turma.

 
  
  


“O Trilhas de Futuro é um projeto muito importante. Por meio dele, neste ano, estamos chegando a 100 mil formandos. Espero que as histórias de vocês possam se somar às histórias de pessoas que conseguiram mudar a sua vida e também daquelas que estão à sua volta por meio da educação”, destacou o vice-governador no discurso aos novos profissionais.

O projeto oferece a formação em gastronomia desde a primeira edição. De lá para cá, foram 381 alunos matriculados, sendo 188 formados e 263 com curso em andamento. Na quinta edição, a mais recente, o curso foi oferecido no Inhac, e na Escola Enf-Ciência, em Carangola, na Zona da Mata.

O curso de gastronomia forma profissionais para coordenar a organização e preparação do ambiente de trabalho da cozinha, bem como monitorar entrada, saída e armazenamento de mercadorias no estoque, supervisionar o pré-preparo e a aplicação de técnicas de corte de alimentos, e intermediar as relações entre cozinha, salão e bar.

Trilhas de Futuro

Lançado em 2021 pelo Governo de Minas, e executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , o Trilhas de Futuro é o maior projeto estadual de acesso a cursos técnicos profissionalizantes já desenvolvido em Minas Gerais.

Ele oferece formação técnica gratuita para estudantes do ensino médio e egressos, em parceria com instituições públicas e privadas credenciadas. O processo seletivo leva em conta a escolaridade e a rede de ensino do candidato. Os participantes também recebem ajuda de custo para transporte e alimentação.

Com mais de 1,6 milhão de inscritos ao longo dos anos, o Trilhas de Futuro se consolidou como a principal inciativa de qualificação profissional no estado. Já são mais de 77 mil profissionais formados e 98 mil estudantes em formação atualmente em todo o estado. Desde o lançamento do programa, foi investido R$ 1,9 bilhão.

Brasília, DF Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 25°

Qua 27°C 14°C
Qui 26°C 15°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio