Os colaboradores da Copasa no Laboratório Regional Vale do Aço (LRVA), sediado em Coronel Fabriciano, tem alcançado resultados positivos visando entregas de excelência de qualidade da água ofertada aos mineiros que moram na região. Somente em 2024, o laboratório realizou quase 31,9 mil análises em água bruta, água tratada e água residual, representando um crescimento de mais de 3,4 mil no comparativo com 2023 e de mais de 4,1 mil com 2022.
O LVRA realiza o monitoramento em 139 localidades da região, prestando atendimentos às pesquisas operacionais, análises relacionadas às perfurações de poços e os controles de qualidade para garantir a validação dos resultados emitidos. Somente na Gerência Regional Ipatinga, foram feitas praticamente 20,2 mil análises, enquanto na Gerência Regional Caratinga o número chega a 11,7 mil.
A coordenadora da Qualidade do Sistema de Gestão ISO 17025, Jeanny Fernandes, que também atua no laboratório, destaca como o trabalho em equipe é fundamental para obter o resultado expressivo. “Trabalhamos com união da equipe, expertise, compromisso e competência de cada funcionário e estamos entregando resultados ainda melhores”, declara.
A Copasa conta com uma rede ampla de laboratórios em todo o estado para garantir a qualidade da água nos municípios onde a empresa detém a concessão do serviço de abastecimento hídrico. Em Belo Horizonte, o Laboratório Central é o responsável pela realização das análises de maior complexidade, enquanto o Laboratório Central Arrudas cuida das análises de efluentes. Além do LVRA, outros seis laboratórios regionais são encarregados de analisar os vários parâmetros de média complexidade. Ainda, cerca de 18 laboratórios distritais e centenas de laboratórios nas unidades operacionais são incumbidos dos parâmetros básicos.
Em média, são realizados 20 milhões de testes por ano para avaliar a água que está chegando às torneiras da população atendida em todo o estado. O monitoramento da qualidade da água possui tanta importância que, entre 2021 e 2024, a Copasa investiu cerca de R$ 25 milhões na expansão e qualificação de seus laboratórios, destinados a compra de equipamentos de última geração e treinamento de pessoal.
Reconhecimento
Desde julho de 2021, o LRVA possui o “Certificado de Acreditação”, emitido pela CGCRE/Inmetro (CRL 1574), conforme disposto na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Atualmente, seu escopo abrange 39 parâmetros (Ensaios Biológicos e Químicos).
Mín. 12° Máx. 25°