O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, visitou a região do Caparaó Capixaba, nesta segunda-feira (19) e concedeu entrevistas sobre segurança pública em duas produtoras de rádio: Notícia do Caparaó (Iúna) e Rádio Mania (Ibatiba).
O comandante explanou sobre a tentativa de expansão das facções criminosas para o interior, deixando claro que a tropa policial militar está cada vez mais bem preparada e treinada para combater qualquer ensaio de domínio da via pública por eles aqui no Estado.
“Aqui não irão proliferar. Temos um parque tecnológico a disposição dos nossos militares, com os melhores equipamentos, armamentos, viaturas, drones, e o melhor: recomposição do efetivo e qualificação através de cursos, para que o combate seja ainda mais técnico e eficaz contra a criminalidade”, esclareceu.
Ainda na entrevista, falou sobre a Operação Colheita, alinhada com o Governo do Estado, para oferecer segurança aos produtores rurais nesse momento de colheita do café, com aumento da circulação de pessoas e dinheiro na região.
Outros temas também foram debatidos, tais como a previsão de aumento de efetivo da Polícia Militar, que além dos 1.000 policiais formados no ano passado, e uma segunda turma de 1.000 em andamento para se formar em novembro desse ano, mais um concurso foi autorizado com 650 vagas para iniciar no final de 2025 e outro já pedido com mais 1.000 para iniciar em 2026.
A nova sede do 14º BPM também foi discutida, na qual está sendo providenciado o terreno para construção já no modelo padrão estrutural das sedes da PM.
O comandante Caus falou um pouco também sobre a formação dos 30 policiais no Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, uma entrega de grande importância para a segurança da região, especialmente em época de colheita.
“Com os melhores armamentos do mundo, bagagem técnica aprofundada e condicionamento físico preparado, temos policiais extremamente qualificados para o enfrentamento criminal e uma população rural com maior sensação de segurança”, completou.
Mín. 12° Máx. 25°