O Centro Estadual de Idiomas (CEI), instituição de ensino vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seed), promoveu na sexta-feira, 9, na sede da instituição na Aliança Francesa, em Aracaju, o primeiro Sarau de Outono. O evento reuniu professores, alunos e convidados, com o objetivo de incentivar o convívio cultural por meio da valorização de manifestações artísticas produzidas nas línguas ofertadas pelo CEI: Inglês, Espanhol, Francês e Libras.
O diretor do CEI, professor Waldinei Santos, destacou o compromisso dos professores da instituição na realização do evento cultural e disse que o intuito é promover o compartilhamento e apreciação de expressões artísticas e incentivar a leitura e a literatura de línguas diversas, além de estimular o interesse pela arte em suas diversas linguagens.
Segundo Waldinei Santos, no processo de aprendizagem de uma nova língua, é importante que o estudante conheça a cultura dos países e seja capaz de correlacionar os aspectos culturais, entendendo-os e valorizando-os. “Nessa direção, o aprendizado de uma língua estrangeira não se restringe à abordagem estrutural da língua, mas abrange as experiências culturais efetivadas por meio das interações entre os falantes da língua”, observou.
Representando o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a diretora do Departamento de Inspeção Escolar da Seed, Marivan Silveira, destacou o compromisso da gestão do CEI em prol de uma educação bilíngue. “Eventos como este são a realização de um sonho. O professor Waldiney e a equipe, sempre à frente com maestria, trazem não somente o estudo de idiomas, mas também a aprendizagem de forma lúdica e participativa”, parabenizou.
Programação
A abertura artística ficou por conta da técnica do CEI e cantora Célia Gil, que encantou os presentes acompanhado do aluno e instrumentista Erick Martins, com um repertório em Espanhol, Inglês e Francês. A aluna Luiza Maria, do curso de Espanhol, com o professor Cledvaldo, entoou o poema “Estes es el prólogo”.
A programação seguiu com a música Barcarolle e Duo de Fleurs (Flower Duet), com as alunas Viviane & Denise e ex-aluno Marcos. A turma de Libras, da professora Vilauba, se apresentou com a música “Cheiro da minha terra”.
Além de música, os olhos da plateia convergiram para a tela por meio da qual assistiu à dublagem “La Muerte”, do aluno Rafael Cruz, orientado pelo professor Cledvaldo. A programação seguiu com a orientação do professor de espanhol Robervan, com a música “Gracias Mamá” e a aluna Roberta Lima, cantando em francês a música “Á toi”, com orientação da professora Rebeca.
Os visitantes puderam visualizar as exposições fotográficas dos estudantes, orientados pelos respectivos professores, 'La vie parisienne au quotidien', de Maria Odília (Francês), com a professora Rebeca; 'Hispanofonia', do aluno Silvio Oliveira (Espanhol), com o professor Cledvaldo; 'My side of the world' (Inglês), do aluno Kully Állan Araujo Leite e professora Bleyne; 'Aracaju to the world' (Inglês), do aluno Carlos Alexandre e professora Norma; 'Prints of Barra dos Coqueiros' (Inglês), da aluna Silvia Helena e professora Inês, e 'L’art recyclé' (Francês), da professora Rebeca.
Mín. 15° Máx. 27°