Nesta sexta-feira, 9, o quarto módulo do curso de Petróleo e Gás, voltado para servidores públicos estaduais, foi encerrado com uma visita ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa, localizado na Barra dos Coqueiros. A iniciativa é do Governo de Sergipe, via Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Administração (Sead), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).
Com o tema ‘Tributação nos Negócios do Setor de Gás Natural’, o curso teve o objetivo de fortalecer o setor de petróleo e gás natural no estado e proporcionar uma formação especializada para os participantes, aprofundando seus conhecimentos sobre o impacto da tributação nesse segmento.
Segundo o professor Mário Jorge, responsável pelo conteúdo, o foco do módulo foi esclarecer como a indústria de petróleo e gás pode beneficiar a economia local. "Nosso objetivo é demonstrar como a instalação de novas indústrias de petróleo e gás pode gerar um impacto financeiro considerável, com destaque para os royalties, tributos, geração de empregos e como isso se reflete na tributação de outros setores econômicos", afirmou o professor.
A visita ao Terminal, que integrou a programação do curso, permitiu que os participantes tivessem uma experiência prática e compreendessem de maneira mais tangível os processos operacionais e as perspectivas de crescimento do setor, além de palestras e explicações sobre o funcionamento da Receita Federal, Petrobras e VLI . Roberto Galvão, da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Sedetec, ressaltou a importância da visita. "Esse momento foi essencial para que os participantes pudessem visualizar de perto o impacto do setor de petróleo e gás no desenvolvimento regional e entender melhor como o terminal contribui para o fortalecimento do setor”, destacou.
O curso de Petróleo e Gás é composto por uma série de cinco módulos teórico-práticos, com carga horária total de 120 horas de aulas presenciais. Com o apoio de professores renomados, o curso busca capacitar servidores estaduais para que eles possam contribuir de forma significativa para o crescimento do setor de petróleo e gás no estado.
Mín. 16° Máx. 28°