Terça, 06 de Maio de 2025
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Sergipe

Segundona do Turista abre festejos juninos no estado e população enaltece iniciativa

Moradores, entusiastas do forró e comerciantes comemoram o início da programação

06/05/2025 às 09h14
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias

Dando o pontapé inicial nos festejos juninos do “País do Forró”, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizou, na noite desta segunda-feira, 5 de maio, a abertura da programação da terceira edição da Segundona do Turista. A ação valoriza a cultura junina durante todo o ano e movimenta a Rua São João, um dos mais tradicionais espaços culturais do estado, com mais de um século de história. O evento é um dos momentos mais aguardados do calendário cultural sergipano, reunindo famílias, amigos e visitantes de todo o país em torno das tradições juninas e impulsionando a economia.

Na primeira noite, a programação contou com apresentações de grandes nomes do forró tradicional sergipano: Mimi do Acordeon, Quadrilha Junina Século XX e Erivaldo de Carira. Nesta edição, a programação acontece quinzenalmente, com exceção do mês de junho, quando será semanal na Rua São João.

“São 114 anos de muita tradição aqui na centenária Rua São João, que é berço do forró e das nossas quadrilhas juninas. Daqui, seguiremos para muitos eventos do nosso intenso ciclo junino, que vem para mostrar como Sergipe é, de fato, o ‘País do Forró’, enfatiza o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.

O público presente, formado por famílias, jovens e visitantes de outras cidades, ressaltou a alegria de vivenciar o clima junino logo no início de maio. Frequentadora assídua do evento, Maria Célia Alves foi criada próxima à Rua São João e, mesmo hoje, morando na Coroa do Meio, não perde a festa toda segunda-feira. “Aqui representa tudo para mim, é saudade, chega arrepia quando a gente vê as quadrilhas, as apresentações e os amigos. Esse amor que eu tenho pela Rua São João está no sangue, na alma, aqui é a minha casa”, afirma. 

Quem mora nas proximidades do tradicional palco também comemorou o clima junino antecipado, como Wedna Santos. “A programação está muito boa. Sou meio suspeita para falar porque sou apaixonada por forró, então sempre que posso, venho prestigiar. Nasci e me criei aqui, então não tem como não gostar do forró porque forró é tradição. Amo tudo no mês de junho, não só o forró, mas, também, as comidas típicas e a decoração junina”, conta. 

Os pequenos forrozeiros também aproveitaram a festa. Miguel, de 12 anos, crescido imerso nas tradições sergipanas, aprendeu a tocar sanfona cedo e, a convite do cantor Mimi do Acordeon, tocou o instrumento no palco da Segundona. “Eu toco desde os 9 anos, mas ganhei a minha sanfona quando tinha 4 anos. Eu gosto muito de estar aqui, de me apresentar, também, minha família sempre vem e eu acompanho. É muito legal”, comenta.

Para muitos empreendedores e ambulantes, a Segundona do Turista é, ainda, uma oportunidade de gerar renda o ano inteiro, como é o caso da artesã Josefa Lima, da Barra dos Coqueiros, especialista nas técnicas de costura filé e crochê. “Aqui é muito alegre, animado, atrai muita gente para o espaço. Não é à toa que se chama Segundona do Turista porque muitos se atraem pela nossa cultura e vêm prestigiar. A expectativa é que haja muitas vendas, que recebamos muitas visitas e que o público saiba que aqui em Sergipe tem muito artesanato”, destaca. 

Edital aberto

Com trios pé de serra, quadrilhas juninas e grupos folclóricos e parafolclóricos do ciclo junino, a Segundona do Turista segue até dezembro. Para os interessados em participar da programação, o edital está aberto até o dia 25 de maio. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, desde que em categorias diferentes. O processo de inscrição pode ser feito pela plataforma Mapa Cultural de Sergipe ou presencialmente na sede da Funcap.
 

Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Gustavo Paixão/Foto: Igor Matias
Gustavo Paixão/Foto: Igor Matias
Erivaldo de Carira foi uma das atrações da noite/Foto: Igor Matias
Erivaldo de Carira foi uma das atrações da noite/Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Miguel aprendeu a tocar sanfona aos 9 anos/ Foto: Igor Matias
Miguel aprendeu a tocar sanfona aos 9 anos/ Foto: Igor Matias
Josefa Lima/ Foto: Igor Matias
Josefa Lima/ Foto: Igor Matias
Maria Célia Alves/ Foto: Igor Matias
Maria Célia Alves/ Foto: Igor Matias
Wedna Santos/ Foto: Igor Matias
Wedna Santos/ Foto: Igor Matias
Brasília, DF Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 27°

Qua 27°C 17°C
Qui 26°C 17°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 27°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio