O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), realizará, na próxima quinta-feira, dia 8 de maio, às 8h, o Seminário de Capacitação do Projeto Conecta-SE, no auditório do Bloco D da Universidade Tiradentes. O evento visa promover a integração entre instituições de ensino, empresas e prefeituras, com foco na elaboração de diagnóstico e modelagem de cursos voltados às áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), habilidades digitais e eficiência energética e, ainda, contribuir com estratégias de qualificação profissional e fortalecimento da geração de emprego e renda nos municípios sergipanos.
“Esta é mais uma etapa de várias que a Seplan vem cumprindo desde o início de 2024, para a implantação do Projeto Conecta-SE, que visa promover uma revolução no acesso à internet e conectividade no Estado de Sergipe, além de atuar como um acelerador digital em outros aspectos. Incluir o mercado de trabalho e as instituições de ensino neste processo, além de fazer parte do projeto, é mais uma demonstração de que o Governo de Sergipe, sem dúvidas, tem como prioridade o emprego qualificado e a geração de renda”, ressalta o secretário da Seplan, Júlio Filgueira.
Este primeiro seminário traz como objetivo, ainda, entender as principais demandas dos atores envolvidos no processo, a exemplo das necessidades das prefeituras e seus servidores, das demandas exigidas pelo mercado de trabalho e dos profissionais que querem alcançá-lo.
Para o secretário da Seteem, Jorge Teles, esta será uma etapa fundamental para que o projeto possa contribuir, também, com o mercado de trabalho sergipano. “A proposta do Conecta-SE está diretamente alinhada à nossa missão de ampliar oportunidades para os sergipanos por meio da qualificação profissional e da inclusão produtiva. Com este seminário, damos um passo importante para construir, de forma colaborativa, uma política pública moderna, voltada para as reais necessidades do mercado e dos territórios. Vamos ouvir as prefeituras, o setor produtivo e as instituições de ensino para que os cursos oferecidos estejam conectados às novas demandas da economia digital, preparando trabalhadores para os empregos do futuro”, destaca Jorge.
Programação
A programação do seminário contará com a apresentação do projeto e benefícios esperados, além de oficinas para construção da modelagem de cursos para habilidades digitais necessários ao estado de Sergipe.
“O Conecta-SE possui, entre seus produtos, um bastante robusto que é de qualificação, que será conduzido pela Seteem. Estamos na fase de detalhar essas capacitações, que trarão temas como o letramento digital, para que as pessoas possam acessar os serviços que estarão no portal único de serviços do Governo, assim como capacitações mais técnicas envolvendo IA e big data para qualificar a atuação no mercado, trazendo possibilidades mais amplas de empregabilidade”, explica a gestora governamental e coordenadora do Conecta-SE, Andréa Macedo.
O Conecta-SE é um projeto de aceleração digital do Governo do Estado, previsto para ser iniciado neste ano, por meio de operação de crédito com o Banco Mundial, com investimentos de 67 milhões de dólares. O Conecta-SE visa revolucionar a conectividade e a inclusão digital no Estado, por meio da ampliação do acesso à banda larga, da modernização de serviços públicos digitais e da melhoria da eficiência energética em edificações públicas.
Para se inscrever, acesse e preencha o formulário clicando aqui .
Mín. 18° Máx. 27°