Na tarde desta terça-feira (29), o Batalhão de Missões Especiais (BME) realizou a solenidade de Passagem de Comando, ocasião em que o tenente-coronel Rafael Fernando de Carvalho assumiu o comando da unidade especializada, sucedendo o tenente-coronel José Roberto da Silva Fahning.
Durante a solenidade, o tenente-coronel Fahning, fez um discurso de despedida, no qual destacou o espírito de união da tropa como o principal legado de sua gestão. “Foram muitos os desafios, especialmente no enfrentamento às organizações criminosas que tentam se instalar em nosso Estado. Mas reafirmo: enquanto depender do BME, essas facções não terão vez em solo capixaba”, afirmou.
Com ampla formação tática e experiência em operações de alta complexidade, o tenente-coronel Rafael Carvalho assume o comando com um currículo que inclui especializações como o Curso de Negociação de Crises com Reféns, Curso de Operações Táticas Motorizadas (COTAM), Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e Curso de Gerenciamento de Crises.
Presente na cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, reforçou a importância estratégica do BME para a corporação. “Trata-se de uma tropa leal, técnica e comprometida, que vai além das missões especializadas: atua diretamente em áreas de risco, onde há presença de facções criminosas. O protagonismo do BME no enfrentamento à criminalidade continuará sendo essencial para a segurança pública do Espírito Santo”, pontuou.
A cerimônia reforçou o papel fundamental do Batalhão de Missões Especiais no combate ao crime organizado e na manutenção da ordem, além de simbolizar a continuidade do trabalho de excelência desenvolvido pela unidade.
Mín. 17° Máx. 27°