Terça, 29 de Abril de 2025
23°

Chuvas esparsas

Brasília, DF

Geral Sergipe

Sergipe avança na recomposição da aprendizagem no pós-pandemia

Os dados são do Todos pela Educação e mostram que a rede pública avançou no aprendizado dos alunos dos 5ºs e 9ºs anos em Língua Portuguesa e Matemá...

29/04/2025 às 16h04
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília

A organização Todos pela Educação divulgou na segunda-feira, 28, um estudo denominado ‘Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia’, que apresenta uma análise de dados de 2003 a 2023, com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O documento mostra que Sergipe está numa linha de avanços, com resultados contínuos no enfrentamento dos desafios, pautados num firme regime de colaboração com os municípios e consolidada política de recomposição da aprendizagem.

No estudo que aponta a porcentagem de estudantes com aprendizado adequado para o 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, apenas treze estados tiveram melhorias, se comparada a variação de 2019 a 2023. Levando em conta que 2020 foi o auge da pandemia, Sergipe está entre os treze e é o terceiro que mais aumentou o índice de aprendizado adequado em Língua Portuguesa nesta fase do ensino fundamental.

Ao se referir à porcentagem de estudantes com aprendizado adequado para o 5º ano do ensino fundamental em Matemática, os desafios são para todos os estados, mas se comparada a variação de 2019 a 2023, entre todos os estados da Federação, Sergipe está entre os sete estados que apresentaram aumento no índice de aprendizado.

No 9º ano do fundamental, alvo do estudo por ser uma fase de transição entre o fundamental e o médio, a situação melhora, mas ainda continua sendo desafiadora. As unidades da federação tiveram avanços em Língua Portuguesa, mas Sergipe também está entre os 16 estados da federação que avançaram na melhoria da aprendizagem.

“Existe um cenário em Sergipe em que temos nos debruçado, e sabemos que tivemos um período de pandemia que acentuou a defasagem na aprendizagem. Para enfrentar a realidade, temos o projeto ‘Aprender’, voltado aos 3ºs anos 9ºs anos do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e matemática. Também temos o ‘Avançar’ para os anos finais, o qual consiste num projeto de recomposição da aprendizagem em matemática. No ano passado, conseguimos atingir 80 escolas, em 2025 pretendemos alcançar 100 escolas nos 6º e 9º anos”, explica o diretor do Serviço de Ensino Fundamental, Erinaldo Alves.

O diretor ainda disse que o governo trabalha com as avaliações formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Pacto pela Recomposição das Aprendizagens, por meio do regime de colaboração entre estado e municípios, por meio do programa estadual Alfabetizar pra Valer. “O objetivo dessas avaliações é poder acompanhar o desenvolvimento das habilidades durante o ano letivo”, afirma.

O ‘Alfabetizar pra Valer’ é um programa estrutural do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que atende aos alunos do ciclo da alfabetização, 1°e 2° anos e do 3° ano do ensino fundamental, em regime de colaboração com os 75 municípios. O programa foca nas redes municipais por meio do eixo formação de professores, disponibilidade de material didático complementar, acompanhamento e apoio pedagógico, e repercute em todo o processo do ensino fundamental, já que trabalha na base dessa fase de aprendizagem.

“O objetivo do programa é fortalecer os municípios em relação à formação nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma que essa aprendizagem repercuta por toda a trajetória escolar dos estudantes”, destaca a coordenadora do Programa Alfabetizar pra Valer, Maria Luiza Omena.

Ensino médio

O Estado também avançou no ano final do ensino médio, ou seja, no 3º ano, fruto da pesquisa do Todos pela Educação. Na porcentagem de estudantes com aprendizado adequado para essa fase, Sergipe está entre os 11 estados da federação que conseguiram avançar, se comparada a variação de 2019 a 2023. O aprendizado da matemática continua um desafio.

De acordo com a coordenadora do Serviço do Ensino Médio da Seed, Edigênia Ferreira, tanto o ensino médio integral quanto o regular vêm empreendendo ações no sentido de conceder formação para os professores, a fim de que eles atuem na recomposição com o fato de que os alunos consigam alcançar as habilidades não atingidas no período da pandemia. “Estamos fazendo formação com a equipe escolar, coordenadores e equipe gestoras, além do corpo docente, no sentido de que eles identifiquem em que nível a escola está e o modelo a que eles têm que chegar, dotando-os de recursos necessários para que esse resultado possa ser atingido, com foco no estudante”, afirmou.

Infraestrutura voltada à aprendizagem

Além dos pilares que envolvem a formação continuada de professores, a recomposição da aprendizagem, por meio de projetos e programas em regime de colaboração com os municípios, a Educação de Sergipe também aposta na melhoria, modernização e requalificação da infraestrutura de escolas.

De acordo com o Censo Educacional 2024, das 318 escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe, 313 escolas possuem equipamentos com recursos multimídias (98,4%); 207 possuem bibliotecas (65,1%); 95 unidades escolares possuem salas de leitura (29,9%); 218 escolas possuem computadores para acesso pedagógico (88,1%) e 100% da rede está coberta com acesso à internet.

Como a aprendizagem é um processo integral e contínuo na aquisição de conhecimento, mudança de comportamento, valores e habilidades, o Governo de Sergipe pactua que infraestrutura também faz parte do processo pedagógico, com 192 escolas já climatizadas, 68 obras entregues entre escolas totalmente reformadas e quadras poliesportivas construídas, num investimento de R$ 151.956.564,63. Destas, 26 são escolas totalmente modernizadas, ampliadas e reformadas, e 42 são espaços e quadras poliesportivas. Em 28 meses, os investimentos em climatização atingiram R$139.814.642,94.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, afirma que Sergipe tem mantido uma linha de avanços dos índices pedagógicos e trabalha para estar ao lado dos municípios em regime de colaboração, considerado efetivo pelos outros estados do país. “Entendemos que a rede pública é única e reafirmamos nosso compromisso na qualificação do ensino fundamental, principalmente nos anos de transição, para que possamos fortalecer a aprendizagem do ensino médio, e por consequência, que nossos jovens tenham na educação um futuro mais promissor. A educação transformadora se inicia na base”, afirma.

"A Educação tem perseguido efetivos projetos pedagógicos, requalificado a infraestrutura das escolas e colocado em prática uma política de incentivo aos profissionais do Magistério por meio de premiações e avanços das condições de trabalho. As escolas estaduais passam por um processo de modernização para garantir o melhor para nossos alunos e professores. Já são 68 obras entregues em dois anos e quatro meses, e 197 escolas climatizadas, além da efetivação de programas como Acolher, Cuidar-SE, internacionalização, alimentação escolar, transporte, Conectados, Alfabetizar pra Valer, Ameei, Alfabetiza Sergipe, Prosic, aulas online, material didático e muito mais.  Trabalhamos no presente para preparar nossos estudantes para o futuro", complementa Zezinho Sobral.

Foto: Nucom Funesa
Foto: Nucom Funesa
Foto: Nucom Funesa
Foto: Nucom Funesa
Luciana Batista, enfermeira sanitarista / Foto: Nucom Funesa
Luciana Batista, enfermeira sanitarista / Foto: Nucom Funesa
Letícia Santana, coordenadora de saúde do trabalhador do município de Itabaianinha / Foto: Nucom Funesa
Letícia Santana, coordenadora de saúde do trabalhador do município de Itabaianinha / Foto: Nucom Funesa
Luana Ferreira, coordenadora operacional do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes / Foto: Nucom Funesa
Luana Ferreira, coordenadora operacional do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes / Foto: Nucom Funesa
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Brasília, DF Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuvas esparsas

Mín. 17° Máx. 27°

Qua 25°C 18°C
Qui 23°C 17°C
Sex 22°C 17°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 26°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio