O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, realizou, na manhã desta terça-feira (29), a entrega de 65 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e para a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). A solenidade ocorreu no Quartel do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória.
Para o Corpo de Bombeiros, foram entregues 49 veículos, sendo 47 viaturas administrativas, um caminhão prancha e uma retroescavadeira. O investimento foi de R$ 6.686.111,89, com recursos oriundos do contrato de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Polícia Científica recebeu 16 viaturas descaracterizadas de pequeno porte, com investimento total de R$ 101.573.465,00. As aquisições foram efetivadas com recursos oriundos do contrato de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Mais uma entrega robusta para fortalecer a segurança pública do Espírito Santo. Planejamento e gestão equilibrada que permitem investimentos estratégicos para aumentar a eficiência e capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Científica. Estruturas e profissionais que são importantes para atender a sociedade do Espírito Santo. Integração, inteligência e investimentos são os três pilares que cultivamos para evoluir sempre na segurança pública”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.
As entregas fazem parte das ações do Governo do Estado para o reaparelhamento das Forças de Segurança, iniciado em 2019. Nos últimos anos, investimentos em recomposição de efetivo, aquisição de viaturas e equipamentos, além de inovações tecnológicas e construção e reforma de unidades têm alçado o Espírito Santo a uma posição de destaque no combate à violência e redução dos principais índices criminais.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, lembrou que a Segurança Pública é um tema tocado pessoalmente pelo governador do Estado, Renato Casagrande, que tem se empenhado na garantia de um serviço bem prestado pelas Forças de Segurança, e que investimentos deste porte só são possíveis graças ao desenvolvimento fomentado pelo vice-governador Ricardo Ferraço.
“Hoje estamos entregando equipamentos para a Polícia Científica, que é uma instituição criada por este Governo e que muito nos orgulha, e para o Corpo de Bombeiros, que é um destaque capixaba para o restante do Brasil. Temos que agradecer ao nosso governador, Renato Casagrande, que conduz a segurança pública para a modernidade. Quando o gestor se envolve pessoalmente, nós avançamos e vamos em direção ao futuro. Agradecemos também ao nosso vice-governador, que participa dessa gestão e nos leva a avançar”, pontuou o secretário Leonardo Damasceno.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, reconheceu a importância dos investimentos para a eficiência dos serviços prestados aos capixabas.
“Historicamente, o Corpo de Bombeiros tem a missão de proteger e salvar vidas e patrimônios. Temos nos dedicado a esta nobre missão e nosso trabalho só é possível com equipamentos adequados e capital humano. É por isso que estas entregas são tão importantes, porque elas representam o empenho do Governo do Estado em garantir que os capixabas recebam o melhor atendimento por parte das Forças de Segurança. Temos que agradecer ao Governador Renato Casagrande, ao vice-governador Ricardo Ferraço, ao secretário de Segurança Leonardo Damasceno, por permitirem que o Corpo de Bombeiros continue sendo esta Corporação respeitada e reconhecida pelos capixabas”, declarou o coronel Alexandre Cerqueira.
O perito-geral da Polícia Científica do Espírito Santo, Carlos Alberto Dalcin, destacou que a Polícia Científica, recém-criada, está em processo de estruturação para que os serviços prestados aos capixabas sejam cada vez melhores.
"Essas 16 viaturas representam um investimento extremamente relevante para a Polícia Científica. O momento em que recebemos esses veículos não poderia ser mais oportuno. Como um órgão recém-criado, estamos em processo de estruturação, e essas viaturas serão fundamentais para garantir a mobilidade das nossas equipes. A Polícia Científica é muito grata ao governador Renato Casagrande, ao vice-governador Ricardo Ferraço e ao secretário Leonardo Damasceno, que compreendem as necessidades atuais da instituição e viabilizam essa importante aquisição", afirmou Carlos Alberto Dalcin.
>
Mín. 17° Máx. 27°