A sexta-feira, 25, foi de muitos serviços e utilidade pública no município de Lagarto. A cidade da região Centro-Sul do estado recebeu a 45ª edição do ‘Sergipe é aqui'. O programa itinerante do Governo de Sergipe, que leva toda a estrutura do Estado para a população dos 75 municípios, já ultrapassou 200 mil atendimentos nas edições anteriores, e transformou Lagarto na capital sergipana por um dia.
A estrutura montada no entorno do Colégio Estadual Sílvio Romero levou a Lagarto mais de 160 serviços gratuitos, que vão desde a emissão de documentos a serviços de saúde, passando por atividades educativas, oficinas de capacitação, apoio jurídico e atendimento ao consumidor. O espaço esteve lotado durante todo o dia, e a população fez questão de aproveitar e exaltar as ações oferecidas.
Uma das usuárias que aproveitou o ‘Sergipe é aqui’ foi a lavradora Rubiclaudia Souza, de 42 anos. Moradora da região, ela levou o seu filho Kaique, de 10 anos, para uma avaliação bucal. “Achei o serviço muito bom, maravilhoso, mesmo. Há muitos serviços para mim e para ele aqui, servindo muitas pessoas. Também é muito útil, pois já traz diversas iniciativas de vez, e podemos fazer tudo aqui mesmo no município. Um trabalho muito bem organizado e bem feito, com profissionais dedicados. Está aprovado", exalta.
Com diversos serviços, pessoas de todas as idades aproveitam a ação itinerante para buscar seus benefícios. Um dos mais procurados é o ônibus da plataforma “GO Sergipe – Geração de Oportunidade”, ferramenta digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Por meio dela, o público entre 18 e 29 anos pode buscar vagas de emprego em vários municípios, sendo diretamente conectados ao mercado. Natalia Santos, 26 anos, foi uma das beneficiadas, e se inscreveu no curso de social media. “O atendimento foi nota 10. Cheguei com algumas dúvidas, mas os funcionários me explicaram tudo. É uma oportunidade muito boa, trazendo serviços que, antes, eu só conseguiria na capital. Tudo foi muito bem indicado, correto, e a estrutura é excelente. Espero que isso continue", pontua.
Alta demanda
Dentre os mais de 160 serviços ofertados, os de saúde e emissão de documentos foram os mais procurados. Com espaços que envolvem ações como emissão e atualização de documentos pessoais, testes rápidos, vacinação, avaliação e serviços específicos para homens e mulheres, centenas de lagartenses e pessoas de outros municípios foram cuidar da saúde e se atualizar nesta edição do ‘Sergipe é aqui'. É o caso da lavradora Damiana Matos, 36 anos, que foi atualizar o seu documento de identidade. Moradora da Colônia 13, povoado de Lagarto, ela não hesitou em buscar o serviço. “Cheguei com receio de que fosse demorar, mas deu tudo certo. Fui bem atendida, em um serviço rápido e atencioso. Antes, eu teria que ir até Aracaju para fazer isso, enfrentando fila e esperando horas no atendimento. Aqui, deu tudo certo e com rapidez. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por ter feito isso”, enfatiza.
O também lavrador Josivaldo de Jesus, 50 anos, foi até a carreta de saúde para o homem e realizou encaminhamentos de exames. Ele exaltou a iniciativa e destacou a qualidade do atendimento oferecido pelo Estado aos lagartenses. “Foi tudo perfeito, com um atendimento de qualidade. É um serviço muito útil, pois já aproveitei para encaminhar de uma vez diversos exames. Parabéns à gestão pelo trabalho, serviço aprovado", destaca.
‘Sergipe é aqui’
Com mais de 200 mil pessoas atendidas desde sua criação, o ‘Sergipe é aqui’ tem o compromisso de alcançar todos os 75 municípios sergipanos até o final da gestão. Em 2025, o projeto já beneficiou os municípios de Neópolis, Monte Alegre, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Arauá, Malhador, São Domingos e Simão Dias. Agora, Lagarto somou-se aos 45 municípios que já sediaram a ação do Governo do Estado.
Mín. 19° Máx. 29°