Domingo, 27 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Sergipe

Agricultores do Projeto Jacaré-Curituba conhecem experiências bem-sucedidas com o cultivo do cacau em Arauá

A iniciativa contou com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e buscou fomentar a diversificação produtiva entre ...

24/04/2025 às 17h08
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Emdagro
Fotos: Ascom Emdagro

Na última terça-feira, 23, agricultores do Perímetro Irrigado Jacaré-Curituba, localizado em Canindé de São Francisco, no alto sertão, participaram de uma visita técnica ao município de Arauá, com o objetivo de conhecer experiências bem-sucedidas com o cultivo do cacau em solo sergipano. A iniciativa contou com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e buscou fomentar a diversificação produtiva entre os produtores do alto sertão sergipano.

A primeira parada do grupo ocorreu na propriedade do agricultor Manoel da Conceição, referência no município pelo sucesso alcançado com o plantio de cacau em áreas sergipanas. Manoel compartilhou suas experiências e técnicas com os dez agricultores visitantes e os técnicos da Emdagro que os acompanharam, destacando os bons resultados de produtividade e a viabilidade econômica da cultura na região sul do estado.

No período da tarde, a comitiva seguiu até a propriedade de Zé de Chico, também em Arauá, onde pôde conhecer de perto tanto o processo de plantio quanto o ponto de comercialização do cacau produzido na localidade. Os participantes da visita tiveram a oportunidade de entender a cadeia produtiva como um todo, desde a lavoura até a comercialização dos frutos.

Para o coordenador de Agricultura da Emdagro, Eduardo Barreto, a visita foi estratégica para incentivar a diversificação produtiva nas regiões do semiárido sergipano. “É fundamental que agricultores de outras regiões do estado conheçam experiências de sucesso com culturas alternativas como o cacau. Além de ampliar as possibilidades de renda, a diversificação contribui para a sustentabilidade da produção agrícola”, afirmou.

O agricultor José Edilânio da Silva, do Projeto Jacaré-Curituba, em Canindé de São Francisco, destacou a importância da iniciativa. “Foi uma experiência muito proveitosa. Ver de perto como o cacau pode se desenvolver em Sergipe nos inspira a buscar novas alternativas de produção. Agradeço a Emdagro por me proporcionar essa visita, a seu Manoel e a Zé de Chico pela recepção. Vimos aqui de tudo um pouco, variedades dos frutos do cacau, adubação e poda. Gostei muito do dia de hoje ”, declarou.

A visita técnica reforça o compromisso da Emdagro em estimular o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre agricultores sergipanos, promovendo alternativas sustentáveis e adaptáveis às diferentes realidades regionais do estado.

Maria Clara Ferreira
Maria Clara Ferreira
Pablo Rafael
Pablo Rafael
Os alunos Andre Lucas Silva Gonzaga, Kaio Vinicius, Lucas Gabriel e Thiago
Os alunos Andre Lucas Silva Gonzaga, Kaio Vinicius, Lucas Gabriel e Thiago
Jean José e Vinícius Freitas
Jean José e Vinícius Freitas
Fotos: Ascom Emdagro
Fotos: Ascom Emdagro
Fotos: Ascom Emdagro
Fotos: Ascom Emdagro
Agricultor José Edilanio da Silva / Fotos: Ascom Emdagro
Agricultor José Edilanio da Silva / Fotos: Ascom Emdagro
Brasília, DF Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 27°

Seg 25°C 18°C
Ter 25°C 18°C
Qua 25°C 18°C
Qui 20°C 17°C
Sex 23°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio