Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os Espaços Cuidar dos bairros Santa Maria e Bugio, em Aracaju, e estimular práticas sustentáveis entre os usuários dos equipamentos, foi realizada nesta quarta-feira, 23, uma oficina conjunta sobre hortas urbanas. A ação reuniu diversas mulheres para uma troca de saberes sobre cultivo, cuidados com o solo e formas criativas de plantar mesmo em pequenos espaços.
A iniciativa foi conduzida por colaboradoras da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), com a proposta de aliar teoria e prática. A coordenadora do Espaço Cuidar Santa Maria, Willianne Salles, destacou a importância da troca entre os grupos. “Como já temos o projeto de horta no Santa Maria, viemos hoje trazer essa experiência para o Espaço Cuidar do Bugio, para que possamos também cultivar o cuidado com a terra por aqui”, afirmou.
Recebendo a oficina no bairro Bugio, a coordenadora Alana Fróis enfatizou a importância da atividade para o fortalecimento das ações nos territórios. “Juntas, trocamos informações, experiências e aprendemos mais sobre como plantar. Essa oficina de horta é muito importante para o nosso espaço, pois nos ensina como produzir alimentos saudáveis e nos proporciona essa troca tão rica entre os espaços”, disse.
A condução da oficina ficou por conta da agrônoma da Seasic, Bruna Natali Nascimento, que explicou a proposta da atividade. “Desta vez, trabalhamos o passo a passo de como montar uma horta e a importância dos jardins produtivos urbanos. Trouxemos as participantes do Espaço Cuidar Santa Maria para vivenciarem esse momento e somarem na troca de saberes com a comunidade do Bugio”, explicou.
Frequentadora do Espaço Cuidar Santa Maria, Maria Cássia participou ativamente da oficina e saiu cheia de ideias para colocar em prática. “Cada espaço que eu frequento é mais um aprendizado para mim. Eu não tenho terra em casa, mas aprendi que posso fazer uma horta na parede. Posso usar uma lata ou um túnel pequeno e plantar coisas leves, como tomate, pimentão e coentro”, compartilhou, animada.
Além do aprendizado técnico, a oficina também fortaleceu o sentimento de pertencimento e colaboração entre as participantes, reforçando a proposta dos Espaços Cuidar como ambientes de acolhimento, formação e transformação social.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ações como essa demonstram o potencial dos Espaços Cuidar como instrumentos de empoderamento. “Quando promovemos atividades como essa, estamos semeando não só hortas, mas também autonomia, cuidado com o meio ambiente e vínculos comunitários. A oficina mostra que é possível transformar a realidade com pequenos gestos e muito afeto”, destacou.
Mín. 16° Máx. 27°