Terça, 29 de Abril de 2025
20°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Fazenda

Receita Estadual participa de operação integrada para fiscalizar a venda de pescados no Mercado Público de Porto Alegre

A Receita Estadual participou, na manhã desta segunda-feira (14/4), de uma operação integrada do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em...

14/04/2025 às 17h03
Por: Divino Candido Fonte: Secom RS
Compartilhe:
-
-

A Receita Estadual participou, na manhã desta segunda-feira (14/4), de uma operação integrada do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em parceria com diversas instituições e órgãos públicos. O foco é combater crimes contra as relações de consumo na comercialização de pescados no Mercado Público da de Porto Alegre.

A operação envolveu a abordagem dos caminhões que chegam com o produto e as bancas que comercializam pescados no local. Os trabalhos têm como objetivo verificar e coibir irregularidades, como a venda de peixes proibidos e de pescados mais baratos como se fossem espécies nobres, temperatura de conservação, falta de refrigeração e condições de higiene. Também são aferidas as balanças das bancas e a eventual adição de água acima do permitido nos pescados, além de verificação das notas fiscais dos produtos.

Ao todo, a operação conjunta envolveu 120 pessoas, sendo dois auditores-fiscais e 16 analistas tributários por parte da Receita Estadual. Também participam representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), da Delegacia de Polícia do Consumidor, da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, do Ibama, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, da Vigilância Sanitária Municipal de Porto Alegre, da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria da Saúde, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e do 9° Batalhão da Polícia Militar.

Verificações da Receita Estadual

No âmbito tributário, foram verificados dez veículos (placas registradas), todos com carga acobertada por correta documentação fiscal, não tendo sido lavrada nenhuma autuação por infração material. Foram lavrados dois Termos de Infração de Trânsito (TIT) por infração formal, devido à falta do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que deve acompanhar as mercadorias que são transportadas, conforme previsto na legislação.

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual
Edição: Secom

Brasília, DF Atualizado às 23h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 23°

Qua 27°C 18°C
Qui 25°C 18°C
Sex 22°C 17°C
Sáb 21°C 16°C
Dom 24°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio