A Polícia Militar do Espírito Santo participou do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres e Meninas em Situação de Violência – Nível Multiplicador, promovido pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul e organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O evento foi realizado entre 31 de março e 08 de abril de 2025, na cidade de Porto Alegre e reuniu Policiais Militares e Guardas Municipais dos Estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Representando a PMES, participaram do curso a Major PM Jaqueline Pandolfi Freire e a Capitão PM Daiana Gomes Ferreira, Comandante e Subcomandante da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher – CIMU. A participação das Oficiais reflete o compromisso da instituição no enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres.
A capacitação tem como objetivo aprimorar as competências dos policiais militares que atuam no Programa Maria da Penha, assegurando um atendimento humanizado e eficaz às mulheres vítimas de violência, sempre em consonância com os valores institucionais da corporação.
Esse investimento na qualificação profissional fortalece a atuação da Polícia Militar no enfrentamento à violência doméstica e contribui diretamente para a proteção das mulheres. Ao oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre violência de gênero e legislação protetiva, o curso prepara as policiais para serem multiplicadores de uma abordagem integrada e humanizada. Além disso, o compromisso com a avaliação contínua das estratégias de intervenção visa aprimorar constantemente o atendimento especializado e eficiente às mulheres e meninas em situação de violência, promovendo um ambiente mais seguro e justo para todas.
Mín. 16° Máx. 27°