Terça, 29 de Abril de 2025
19°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Legislativo - MT

Deputado Barranco cobra ampliação das perícias médicas em MT

Parlamentarquer informações e critica acesso desigual dos servidores estaduais aos atendimentos periciais

10/04/2025 às 16h24
Por: Divino Candido Fonte: Assembleia Legislativa - MT
Compartilhe:
Foto: Luiz Alves/ALMT
Foto: Luiz Alves/ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na última quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Requerimento nº 167/2025 , direcionado ao presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza, e ao governador, Mauro Mendes (União) cobrando transparência sobre as instituições cadastradas para a realização de perícias médicas no Estado, com destaque para o atendimento aos servidores da educação.

A realização de perícias médicas é essencial para garantir os direitos dos servidores estaduais, incluindo avaliações de aptidão funcional, concessão de benefícios e afastamentos médicos. No entanto, a disponibilidade desses serviços é desigual entre os municípios, o que pode dificultar o acesso dos servidores às avaliações necessárias.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso conta com 142 municípios, mas a maioria dos serviços especializados de saúde está concentrada em poucas cidades, principalmente na capital, Cuiabá. Essa concentração prejudica servidores que vivem em regiões mais afastadas, forçando-os a longos deslocamentos para obter atendimento.

Barranco pede que o MT Prev informe quais instituições estão credenciadas para a realização de perícias médicas, em quais cidades e regiões esses atendimentos estão disponíveis, e se há processos de credenciamento em andamento para ampliar a cobertura do serviço. O deputado também questiona quais são os critérios adotados pelo MT Prev para definir as localidades atendidas e quais medidas estão sendo tomadas para garantir que todos os servidores, especialmente os da educação, tenham acesso adequado aos serviços periciais sem necessidade de deslocamentos excessivos.

O parlamentar também cobra do governador Mauro Mendes ações concretas para descentralizar e ampliar os serviços de perícia médica no Estado. “Não é justo que um servidor precise viajar centenas de quilômetros para conseguir uma perícia médica. O governo precisa agir para garantir que esses serviços estejam próximos de quem precisa”, afirmou Barranco.

O deputado destacou a importância de uma estrutura pericial bem distribuída para evitar que servidores enfrentem dificuldades no acesso aos benefícios a que têm direito. “A transparência na gestão dos serviços de saúde é fundamental para que possamos cobrar melhorias e garantir que nenhum trabalhador fique desassistido”, concluiu o deputado.

Brasília, DF Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 27°

Qua 25°C 18°C
Qui 23°C 17°C
Sex 22°C 17°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 26°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio