Quarta, 30 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Senado Federal Senado Federal

PEC do saneamento começa a tramitar no Plenário

A proposta de emenda à Constituição que reconhece o acesso ao saneamento básico como um direito constitucional ( PEC 2/2016 ) cumpriu, nesta terça-...

25/03/2025 às 18h14
Por: Divino Candido Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Texto inclui saneamento no rol de educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, alimentação, previdência e segurança - Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Texto inclui saneamento no rol de educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, alimentação, previdência e segurança - Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

A proposta de emenda à Constituição que reconhece o acesso ao saneamento básico como um direito constitucional ( PEC 2/2016 ) cumpriu, nesta terça-feira (25), sua primeira sessão de discussão em primeiro turno no Plenário. O texto tem como primeiro signatário o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).

A PEC modifica o artigo 6º da Constituição para incluir o saneamento entre os direitos sociais — assim como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, alimentação, previdência social e segurança, já garantidos na Carta. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2022 e seguiu para o Plenário.

Levantamento do Instituto Trata Brasil, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mostrou que 100 milhões de cidadãos não têm acesso ao serviço de coleta de esgotos e 35 milhões não são abastecidos com água tratada. Ainda segundo o Trata Brasil, cada real investido em saneamento gera uma economia de R$ 4 na área de saúde.

Já o site Portal Saneamento Básico lista uma série de doenças decorrentes do não tratamento de água e esgoto. Entre elas, estão febre amarela, hepatite, leptospirose e febre tifoide, além de infecções na pele e nos olhos. Embora esteja ligado ao direito à saúde, Randolfe observa que o saneamento costuma ser esquecido, daí a necessidade de ser tratado como um direito social próprio.

Para ser aprovada, uma PEC depende do apoio mínimo de três quintos da composição de cada Casa (49 senadores e 308 deputados), em dois turnos de votação em cada Plenário. Antes das votações, a PEC deve passar por cinco sessões de discussão no primeiro turno e três sessões no segundo.

Brasília, DF Atualizado às 01h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 26°

Qui 24°C 17°C
Sex 24°C 16°C
Sáb 25°C 17°C
Dom 25°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio