Sexta, 09 de Maio de 2025
16°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Sergipe

CIN Inclusiva Itinerante chega ao bairro Santa Maria para emissão de carteiras de identidade

Iniciativa da Seasic oferece o serviço de emissão do documento de identidade de maneira gratuita e com foco em idosos e pessoas com deficiência

19/03/2025 às 14h49
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ana Carolina
Fotos: Ana Carolina

Na manhã desta quarta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou mais uma ação da ‘CIN Inclusiva Itinerante’. Desta vez, a comunidade do bairro Santa Maria foi até o Centro de Inclusão e Cidadania - Espaço Cuidar para renovar ou emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). 

A secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca que o documento é essencial para o acesso às políticas públicas socioassistenciais e para o fortalecimento da cidadania. “O nosso objetivo é levar esse serviço até as comunidades, de forma inclusiva e sem causar transtornos para a população”, afirmou.

Uma das pessoas contempladas pela ação foi Leidjan Rocha Santos, que participa assídua e ativamente da programação diária do Espaço Cuidar. “A ação é muito importante para nós, idosos, que nem sempre podemos nos dirigir até o centro da cidade para renovar a carteira de identidade. Aqui é pertinho de casa e uma opção mais rápida e melhor. É maravilhoso”, declarou.

A CIN é um documento de padrão nacional com número único, válido em todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de segurança pública e mitiga problemas de fraudes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

“Com a CIN Itinerante, a Seasic assegura que a população tenha acesso à emissão do seu documento dentro do seu bairro, para que não tenha nenhum transtorno com o deslocamento. O foco de atendimento é o grupo composto por pessoas com deficiência e idosos”, explica a coordenadora do posto de atendimento da CIN Inclusiva na Seasic, Amanda Laís.

O Espaço Cuidar Santa Maria é um ambiente de convivência e recebe a caravana da CIN Itinerante pela segunda vez e, assim, tem mobilizado um número maior de pessoas a buscarem o serviço. “A ação é muito importante porque traz a inclusão e a cidadania para perto das pessoas. Por meio da CIN Inclusiva, a gente consegue alcançar os grupos prioritários, e também é um momento de desenvolvimento dessa percepção sobre si mesmo”, frisou a coordenadora Wilyane Sales. 

A CIN Itinerante continua nos próximos dias. O Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) receberá a caravana no dia 24 de março, enquanto o Espaço Cuidar do bairro Bugio, no dia 26. 

Posto de atendimento
A sede da Seasic conta com um posto fixo com atendimento inclusivo para emissão da CIN. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sede da pasta, localizada na Av. Hermes Fontes, 2120, no bairro Luzia. Para emitir o documento, é necessário estar com o CPF e a certidão de nascimento ou outras certidões, caso a pessoa seja casada, divorciada ou viúva.

Fotos: Ana Carolina
Fotos: Ana Carolina
Fotos: Ana Carolina
Fotos: Ana Carolina
Fotos: Ana Carolina
Fotos: Ana Carolina
Coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, Wilyane Sales / Fotos: Ana Carolina
Coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, Wilyane Sales / Fotos: Ana Carolina
Coordenadora do posto de atendimento da CIN Inclusiva na Seasic, Amanda Lais / Fotos: Ana Carolina
Coordenadora do posto de atendimento da CIN Inclusiva na Seasic, Amanda Lais / Fotos: Ana Carolina
Leidjan Rocha Santos, moradora do Santa Maria / Fotos: Ana Carolina
Leidjan Rocha Santos, moradora do Santa Maria / Fotos: Ana Carolina
Brasília, DF Atualizado às 01h02 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 28°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 28°C 18°C
Ter 26°C 16°C
Qua 25°C 14°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio