Quinta, 27 de Março de 2025
24°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Geral Sergipe

Centro de Atenção à Saúde da Mulher recebe novos equipamentos para garantir assistência qualificada

Com o investimento, a unidade retomará o exame de Vídeo-Histeroscopia Diagnóstica (VHD), técnica ginecológica que contribui para a detecção de doen...

14/03/2025 às 10h18
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Exames de imagem serão ainda mais qualificados com a chegada dos equipamentos/ Fotos: Flávia Pacheco
Exames de imagem serão ainda mais qualificados com a chegada dos equipamentos/ Fotos: Flávia Pacheco

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) recebeu sete novos equipamentos, as óticas, que permitem a visualização do interior do útero. Com o investimento de mais de R$158 mil, a unidade poderá retomar o serviço de Vídeo-Histeroscopia Diagnóstica (VHD), técnica ginecológica minimamente invasiva que contribui para a detecção de doenças e o avanço do tratamento para as pacientes. 

O exame é fundamental para a verificação de patologias recorrentes nas mulheres como endometriose, miomas e pólipos que podem levar ao comprometimento da qualidade de vida das pacientes. Além da detecção, o serviço permite a realização de biópsias dirigidas, visto que alguns tratamentos só são iniciados a partir do exame diagnóstico. 

De acordo com a gerente assistencial, Zaira Freitas, existe a previsão de receber mais três óticas para a unidade. “Estamos muito contentes em restabelecer a realização dos exames de Vídeo-Histeroscopia Diagnóstica no Caism, pois é um serviço extremamente importante para as mulheres iniciarem o tratamento de forma célere”, destaca a gerente assistencial.  

Acolhimento

A Vídeo-Histeroscopia é um exame de endoscopia uterina para a observação de possíveis patologias. “É um serviço que precisa ser utilizado em muitas condições como sangramento vaginal aumentado, que pode afetar até mesmo a fertilidade. Por isso, esperamos atender um número cada vez maior de pacientes aqui no serviço”, explica a ginecologista Elaine Rodrigues. 

A funcionária de apoio escolar Alessandra Rocha, foi até o Caism, realizar o seu exame. “Para mim, foi muito importante o retorno do atendimento, principalmente nesse exame que muitas mulheres necessitam. Fico aliviada em saber que deu tudo certo com meu exame e não tenho do que reclamar do acolhimento da unidade”, conta. 

Acesso ao serviço

A unidade trabalha diariamente na prevenção, diagnóstico e condução do tratamento de mulheres com câncer de mama e de colo de útero e realizava uma média de 80 exames de VHD por mês. Com a chegada das novas óticas, a estimativa é ampliar a oferta para 360 exames por mês. 

Para o acesso, a usuária deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja procedida a solicitação do agendamento e posteriormente realização do procedimento no Caism.
 

Óticas permitem a visualização do interior do útero
Óticas permitem a visualização do interior do útero
Alessandra Rocha
Alessandra Rocha
Elaine Rodrigues
Elaine Rodrigues
Zaira Freitas
Zaira Freitas
Brasília, DF Atualizado às 15h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 25°

Sex 25°C 18°C
Sáb 25°C 17°C
Dom 27°C 18°C
Seg 28°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio