O Consórcio Brasil Verde e o Governo da Califórnia firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a cooperação no enfrentamento dos desafios da mudança climática, biodiversidade e poluição. A assinatura aconteceu nesta quinta-feira (27), durante reunião virtual entre o presidente do Consórcio, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o governador da Califórnia, Gavin Christopher Newsom.
O acordo terá como objetivo promover a resiliência e a adaptação às mudanças climáticas, além de fomentar projetos sustentáveis que apoiem tanto o desenvolvimento econômico quanto a proteção ambiental. A assinatura do Memorando de Entendimento teve a presença de Jorge Pinheiro Machado, presidente do R20 (Regions of Climate Action), que articulou e deu apoio nas negociações. A ação marca um passo significativo em uma trajetória conjunta dedicada à promoção de ações climáticas inovadoras e eficazes.
“Essa é uma oportunidade histórica para unir esforços e compartilhar conhecimentos entre os estados brasileiros e a Califórnia, que é uma referência no combate às mudanças climáticas. O acordo não só reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também destaca a importância da participação ativa de todos na construção de soluções que beneficiem nosso planeta. Ainda mais neste momento de negacionismo por parte do governo central dos Estados Unidos, um acordo que envolva os entes subnacionais brasileiros com a Califórnia reforça nosso desejo de trabalhar em conjunto”, declarou Renato Casagrande.
Por sua vez, o governador Gavin Newsom destacou a relevância da colaboração internacional: “Os incêndios em Los Angeles são mais um lembrete devastador de quão real é nossa crise climática e de quão vital é colaborar com governos ao redor do mundo. Juntamente com esses 21 estados brasileiros, a Califórnia está comprometida em avançar um plano de ação ousado e colaborativo que combate a poluição, protege a saúde e a segurança pública, e cria empregos bem remunerados", afirmou.
O R20, organização parceira do Consórcio Brasil Verde, teve um papel fundamental em todo o processo de interlocução e negociação entre as partes, facilitando diálogos estratégicos e ajudando a moldar o conteúdo do memorando, que abrange uma série de iniciativas focadas em áreas como energia limpa, economia circular, gestão de água e descarbonização do transporte.
Este acordo, que não gera obrigações legais entre as partes, é um compromisso de colaboração em um momento em que a crise climática exige ações coordenadas e tem duração de quatro anos, com possibilidade de renovação.
O Consórcio Brasil Verde é formado por 21 entes federados.
Mín. 13° Máx. 24°