Segunda, 19 de Maio de 2025
14°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Sergipe

Estratégias de busca ativa resultam em 100% das inscrições do ‘Alfabetiza Sergipe’ em Monte Alegre

Foram realizadas mais de 160 inscrições durante a programação do 'Sergipe é Aqui' no município

30/01/2025 às 18h14
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Adalto Soares foi um dos inscritos no 'Alfabetiza Sergipe' com o sonho de aprender a ler e escrever / Foto: Maria Odília
Adalto Soares foi um dos inscritos no 'Alfabetiza Sergipe' com o sonho de aprender a ler e escrever / Foto: Maria Odília

As estratégias realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), para a busca ativa de contemplados no programa ‘Alfabetiza Sergipe’, apresentaram resultados no município de Monte Alegre de Sergipe. Foram inscritos 164 não alfabetizados nesta quinta-feira, 30, durante o programa itinerante ‘Sergipe é aqui’ no município. Inicialmente, o planejamento era de 150 vagas.

O programa estratégico da gestão tem o objetivo de enfrentar o analfabetismo entre jovens acima dos 15 anos de idade, adultos e idosos em 35 municípios sergipanos. Um dos inscritos foi o agricultor Adalto Soares dos Santos que não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever por conta do trabalho desde jovem, mas se definiu como curioso. E por isso, procurou saber o que estava acontecendo.

"Cheguei de Pernambuco, deixei minhas coisas em casa e vim ver o que estava acontecendo na praça. Meu sonho é saber ler e escrever, e quem sabe ensinar aos meus amigos", confessou Adalto. Assim como ele, outras 163 pessoas atenderam ao chamamento das estratégias de busca ativa do ‘Alfabetiza Sergipe’, a exemplo do contato porta a porta, do convite do áudio no carro de som e anúncios em rádios locais.

Segundo a consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Geisa Kaline, a procura pelo programa superou as expectativas, já que as 150 vagas para Monte Alegre, distribuídas em seis turmas, foram completadas. "O carro de som é uma estratégia muito boa nos municípios. Aqui estamos com uma procura muito boa", destacou.

Sobre o programa

Quem conhece pessoas não alfabetizadas sem o domínio da escrita e da leitura poderá sensibilizá-las a se inscrever por meio do portal da Seed , na aba do programa ‘Alfabetiza Sergipe;. "A inscrição é bem simples e composta de dados básicos, como o nome completo, CPF e número de telefone. O não alfabetizado vai optar pela aula no turno que ele quer", explicou Fylipe Lima, consultor da FGV.

O ‘Alfabetiza’ é um programa de governo com o objetivo de promover a inclusão e o acolhimento social aos não alfabetizados, além da difusão das primeiras letras e o contato com o mundo da leitura.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a iniciativa garantirá a cidadania, o empoderamento social e educacional sergipano. "A alfabetização é um processo de aprendizagem que proporciona ao cidadão a competência de ler e escrever. É autonomia e independência. Queremos e teremos mais sergipanos alfabetizados e preparados para novas oportunidades de futuro", afirmou o gestor.

Depois da inscrição, técnicos da Seduc e da FGV farão uma triagem e irão enturmar os inscritos. O programa ‘Alfabetiza Sergipe’ foi lançado no último dia 16 de janeiro, com a formação dos educadores que o compõem. As aulas terão início no dia 10 de fevereiro.

Foto: Maria Odília
Foto: Maria Odília
Foto: Maria Odília
Foto: Maria Odília
Brasília, DF Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

Ter 25°C 13°C
Qua 26°C 14°C
Qui 27°C 15°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio