Sábado, 15 de Junho de 2024
18°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Senado Federal Senado Federal

CRA fará audiência sobre invasão de terras

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (22) requerimento para audiência pública com o objetivo de debater as ...

22/05/2024 às 23h57
Por: Divino Candido Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Rick: invasões de terras têm crescido muito no Brasil - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Rick: invasões de terras têm crescido muito no Brasil - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (22) requerimento para audiência pública com o objetivo de debater as ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no combate à invasão ilegal de terras. A audiência será marcada pela comissão.

O pedido para a audiência ( REQ 14/2024 ) foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Alan Rick (União-AC). De acordo com o senador, o Brasil registrou um grande aumento de invasões de terra em 2023 e, em 2024, até o momento, já se registram mais invasões do que em todo o ano de 2022.

— No ano passado, aconteceram 72 Invasões de terra no Brasil. Neste ano, até agora, já foram 32. Em contrapartida, nos quatro anos do governo Bolsonaro foram — em todos os quatro anos — apenas 62 invasões — disse o senador ao defender a aprovação do requerimento.

O senador lembrou que as invasão de terras é crime. Na opinião dele, não constitui meio legítimo de pressão ou luta pela reforma agrária, e por isso deve ser combatida fortemente, principalmente pelo Incra, órgão responsável por colocar em prática as ações que asseguram a oportunidade de acesso à propriedade da terra.

O senador sugeriu como convidados o presidente do Incra, César Aldrighi, e um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).