Terça, 06 de Maio de 2025
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Saúde Saúde

Dayse Amarilio defende “força tarefa”na Saúde, distritais concordam

Durante a sessão da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (15), a situação da Saúde no Distrito Federal voltou a ganhar destaque em plenário. Enfe...

15/02/2024 às 19h16
Por: Divino Candido Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Durante a sessão da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (15), a situação da Saúde no Distrito Federal voltou a ganhar destaque em plenário. Enfermeira de profissão, a deputada Dayse Amarilio (PSB) apresentou um cenário preocupante – combinando epidemia de dengue com aumento de casos de Covid-19 e aproximação do período crítico para doenças respiratórias no DF – para defender uma “força-tarefa”na Saúde.

A parlamentar cobrou a nomeação de servidores e defendeu que “a atenção primária precisa ser o eixo norteador” da pasta. Segundo informou, a Secretaria de Saúde tem um déficit de quase 900 enfermeiros, de mais de 5,8 mil técnicos de enfermagem, de 831 agentes de Vigilância Ambiental, e de 2,3 mil agentes Comunitários de Saúde. Há aprovados em concursos públicos aguardando nomeação para todos esses cargos.

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), concordou com os argumentos da colega: “A contratação de mais servidores é fundamental”. Ele pregou uma atuação conjunta com o Executivo, para melhorar o quadro da pasta. “Ainda nem estamos no pior momento da dengue. Ou fazemos alguma coisa ou nos restará a consciência pesada da omissão e da negligência”, emendou.

O deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido) também defendeu que a Saúde deve ser tratada com prioridade. Ele aproveitou para informar ter destinado, por meio de emenda, R$ 1,5 milhão para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Sebastião.

Vacina contra dengue

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) comemorou o início da vacinação contra a dengue pela Secretaria de Saúde do DF. E o deputado Gabriel Magno (PT) defendeu a realização de campanhas informativas para aumentar a adesão.

Samu

Ainda na sessão desta tarde, Dayse Amarilio denunciou a situação das viaturas e ambulâncias do Samu. “Muitas estão paradas por falta de manutenção”, reclamou. E seguiu, criticando: “Isso porque o contrato de manutenção é o mesmo para todos os transportes de todas as secretarias”.

Denise Caputo - Agência CLDF

Brasília, DF Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 27°

Qua 27°C 17°C
Qui 26°C 17°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 27°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio